Coimbra

Convento São Francisco acolheu lançamento de livro sobre vida e obra de Carlos Paredes (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 31-07-2021

O Convento São Francisco, em Coimbra, acolheu o lançamento do livro “Amigo Paredes”, da autoria de Paulo Sérgio Santos, que pretende homenagear a vida e obra do compositor e guitarrista conimbricense Carlos Paredes.

PUBLICIDADE

A cerimónia contou com a presença de Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, do autor Paulo Sérgio Santos, de Luís Nazaré Gomes, diretor da editora Althum.com, Conceição Roberto, diretora adjunta da Sociedade Portuguesa de Autores. Uma participação especial em vídeo de Luísa Amaro, companheira de 20 anos de Carlos Paredes. E a presença da vereadora da cultura, Carina Gomes, e de Carlos Cidade, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

“Amigo Paredes” é um livro que conta com depoimentos únicos sobre a obra de Carlos Paredes, mas também sobre a sua pessoa. Luís Nazaré Gomes explica que este projeto estava a ser desenvolvido há dois ou três anos. Um trabalho que envolveu 30 entrevistas em gravador que foram transcritas por Paulo Sérgio Santos, com a posterior elaboração de textos. “São estas 30 intervenções de pessoas próximas de Carlos Paredes que dão corpo a este trabalho”, afirma o editor do livro.

PUBLICIDADE

Paulo Sérgio Santos, autor da obra, adianta que “a intenção era homenagear o guitarrista, perpetuar não só o homem em toda a sua dimensão mas também com o seu talento e a sua música. E em todos os depoimentos é dado destaque à sua qualidade humana”. O autor acrescenta que com Carlos Paredes a guitarra portuguesa e guitarra de Coimbra ganharam o seu palco.

Paulo Sérgio Santos afirma que este é um livro de leitura fácil e uma obra para todas as gerações, desde os mais novos que estão agora a conhecer quem foi Carlos Paredes, até aos avós que pretendam recordar este músico de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Luísa Amaro, companheira de 20 anos de Carlos Paredes, não esteve presente no lançamento da obra mas deixou uma mensagem em vídeo a todos os presentes. “Este é um livro essencial para todos os que querem conhecer Carlos Paredes. Para aqueles que o conheceram conseguem pegar neste livro e seguir quase uma história de vida, para esses é uma saudade que vem ou uma alegria por terem participado na vida dele”, afirma agradecendo a todos quantos colaboraram para a realização deste projeto.

Manuel Machado entende que “esta obra é mais um elemento para integrar a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027, onde Carlos Paredes integra sempre esse projeto, porque Carlos Paredes é e será sempre de Coimbra. A sua criatividade artística, o seu modo de viver em Coimbra com os seus “verdes anos”, um conjunto de obras de arte notáveis e que merecem ser conhecidas e por isso o município apoia a impressão, a edição e a divulgação deste livro”.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra acrescenta que Carlos Paredes foi um dos artistas que em muito contribuiu para que o fado e a canção de Coimbra tivessem projeção. “Carlos Paredes, bem como outros artistas, fizeram da canção de Coimbra uma ideia nova com base em expressões anteriores e antigas. Nas suas mãos a sonoridade da guitarra foi renovada e reinventada, sem nunca perder a matriz identitária e a riqueza musical que a antecedeu”.

Conceição Roberto, da Sociedade Portuguesa de Autores, adianta que o objetivo de promover o livro “Amigo Paredes” foi dar a devida homenagem e reconhecimento a Carlos Paredes, reunindo testemunhos de quem com ele privou e uma coleção de imagens e recortes noticiosos que retratam a vida e obra do compositor, mestre da guitarra portugueses, um dos símbolos impares da cultura do nosso país.

Esta cerimónia contou ainda com a entrega de uma serigrafia de Carlos Paredes a Manuel Machado, por parte de José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores.

Veja aqui o direto NDC da cerimónia

Veja aqui o direto NDC com Paulo Sérgio Santos

Veja aqui o direto NDC com Manuel Machado

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE