Cidade

“Convento de S. Francisco é uma nova plataforma para trazer mais mundo a Coimbra”

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-12-2015

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, afirmou hoje que “o Convento de S. Francisco é uma nova plataforma para trazer mais mundo a Coimbra”.

PUBLICIDADE

mm

O autarca falava na sessão de abertura do congresso internacional – Língua Portuguesa: uma Língua de Futuro, a decorrer no que Manuel Machado descreveu como “Centro Municipal de Congressos e Espaço Cultural do Convento de S. Francisco”, até ao próximo dia 4 de dezembro, no âmbito das comemorações dos 725 Anos da Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

O presidente da autarquia recordou as palavras que proferiu há 25 anos, na Sala dos Capelos da UC. Comemoravam-se, então, os 700 anos da UC, e Manuel Machado afirmou que a “cidade e a universidade se confundem quando invocadas, do exterior e de longe, apagando realidades e expressões próprias claramente distintas para quantos aqui vivem e aqui trabalham”. “Séculos de convivência, de mútua solidariedade, não poucas vezes de conflito. Mas sempre uma e outra – cidade e universidade – geriram as suas relações norteando-se pela necessidade de mutuamente se respeitarem para se desenvolverem.”

O edil manifestou o seu agradecimento pelo “trabalho desenvolvido por todos os obreiros municipais e das empresas que nesta obra têm trabalhado”.

Para Manuel Machado, “se há questão científica, académica – mas também social e política – que Coimbra e a sua universidade estão habilitadas e muito interessadas em discutir é a da língua portuguesa e do seu futuro.”

PUBLICIDADE

publicidade

Participaram ainda na abertura do congresso internacional, o reitor da UC, João Gabriel Silva, Ana Paula Laborinho, presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e o coordenador da comissão científica do congresso, Carlos Reis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE