Primeira Página

Convento “CEM PORTAS”. Entre. É grátis para toda a família!

Notícias de Coimbra | 23 horas atrás em 24-07-2025

O Convento São Francisco volta a abrir-se à cidade para a 8ª edição do “CEM PORTAS – O Convento aberto à cidade”, de 29 a 31 de agosto. Durante três dias, a entrada é gratuita para um programa eclético que junta música, teatro, literatura, dança, cinema e novo circo, pensado para todos os públicos e idades.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O evento arranca a 29 de agosto, às 19h00, com Bernardo Santos & IMK String Trio, que inauguram a programação na Sala D. Afonso Henriques com um recital inspirado no legado espiritual e emocional da música romântica.

PUBLICIDADE

Ainda nesse dia, às 21h30, os claustros recebem Marcelo dos Reis & Flora com Our Time, uma viagem musical sobre a vida e o tempo, feita de composições vibrantes e mudanças inesperadas.

Às 22h30, a noite termina com uma das grandes novidades desta edição: o Baile do Convento – “Cindazunda | 10 anos | 10 danças”, uma viagem pelo património musical europeu, conduzida pela coreógrafa Rafaela Calheiros, que convida o público a dançar e a criar coreografias em conjunto.

No dia 30 de agosto, às 18h00, o “CEM PORTAS” junta-se ao projeto “Dar a Ouvir” para a apresentação do livro “Comunidade: floresta, do coletivo À Escuta”.

Às 21h30, o Jardim da Caixa de Palco transforma-se num espaço de cinema e de música com o cine-concerto “The Immigrant & The Vagabond”, em que Pedro Renato (Belle Chase Hotel) e John Mercy (a Jigsaw) criam músicas ao vivo para acompanhar dois clássicos de Charlie Chaplin – “O Imigrante” (1917) e “O Vagabundo” (1916).

Logo depois, às 22h30, a Praça das Bandeiras recebe a Companhia do Absurdo com o espetáculo de novo circo HEQET, uma fábula visual sobre a destruição e a regeneração, onde criaturas nascidas das pragas do Egito se reinventam para tentar salvar um mundo em colapso.

No último dia, 31 de agosto, a programação começa cedo com duas sessões de teatro de marionetas (às 11h00 e 16h00), pela Trupe Fandanga e a Circolando, que apresentam “Lobos de Pedra”, uma viagem poética pelos labirintos emocionais de um jovem protagonista.

Às 18h00, na Blackbox, o público é convidado a viver uma experiência sensorial única com Luís Antero, arquivista e documentarista sonoro, que apresenta um concerto para ser ouvido de olhos vendados.

Segue-se, às 19h00, no Jardim da Caixa de Palco, o concerto de Valter Lobo com o seu álbum “Melancólico Dançante”, acompanhado por banda e com Coimbra como pano de fundo.

O encerramento está marcado para as 21h30, na Sala D. Afonso Henriques, com “Strata”, a mais recente criação de Joana Gama e Luís Fernandes – uma peça que junta piano, eletrónica e sons recolhidos em várias geografias.

Durante todo o evento, o público pode também visitar a instalação “Três Campos”, de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais, no âmbito do projeto “Dar a Ouvir”, patente até 31 de agosto.

A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhetes, cuja informação vai ser divulgada brevemente nos canais oficiais do Convento São Francisco e do Município de Coimbra.

Para mais detalhes, deve ser contactada a bilheteira do Convento São Francisco (aberta diariamente, das 15h00 às 20h00) pelo telefone 239 857 191 ou pelo email bilheteira@coimbraconvento.pt.

O Convento São Francisco é um equipamento cultural do Município de Coimbra, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE