Saúde

Convencionados do SNS dizem que sistema de pagamento deixará de funcionar em 31 de março

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 11-03-2024

 A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde alertou hoje que a partir do dia 31 deixará de estar operacional o sistema de pagamento a convencionados, responsabilizando o Ministério da Saúde pela não adoção dos procedimentos necessários.

PUBLICIDADE

“Em função da entrada em vigor da nova organização do SNS no dia 1 de janeiro de 2024, foram implementadas 31 novas Unidades Locais de Saúde, que sucederam às Administrações Regionais de Saúde nas responsabilidades financeiras relativamente à prestação de cuidados de saúde na sua área de abrangência. Contudo, até ao momento, não está confirmada nem assegurada a adesão ao Sistema de Pagamento a Convencionados por parte das Unidades Locais de Saúde, desconhecendo-se o que irão fazer a partir do dia 31 de março no que toca a este sistema de pagamento”, afirmou o secretário-geral da federação, António Neves, citado em comunicado.

A ausência do Sistema de Pagamento a Convencionados terá, segundo a mesma fonte, “consequências catastróficas”, tanto para o setor, como para os doentes.

PUBLICIDADE

“A total indefinição do SNS relativamente a esta matéria terá como efeito imediato o estrangulamento financeiro das unidades do setor convencionado, com prejuízos muito gravosos para os doentes, pois cada unidade que não tenha condições financeiras para operar não conseguirá garantir o acesso dos utentes à prestação de serviços de saúde, de meios complementares de diagnóstico e terapêutica”, sustentou a estrutura.

Em 1997, o Estado definiu um regime que estabilizou o pagamento dos serviços de saúde do setor convencionado. Atualmente, “com a omissão” na preparação e na transferência para a nova realidade organizativa, “verifica-se uma desvalorização dos mais de 100 milhões de atos anuais do setor convencionado”, defendeu a federação, que afirma representar cerca de mil prestadores de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE