Mundo

Continuam buscas para encontrar alpinista desaparecido após erupção de vulcão na Indonésia

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 06-12-2023

As equipas de resgate continuam hoje as buscas para encontrar o último alpinista desaparecido após a erupção no domingo do vulcão Marapi, localizado na ilha de Sumatra (Indonésia), que causou 22 mortos até o momento.

PUBLICIDADE

Segundo a agência nacional de busca e salvamento da Indonésia (BASARNAS), as buscas pelo último alpinista que estava junto ao vulcão quando este entrou em erupção continuam, após três dias de intenso trabalho, dificultado por pequenas erupções.

O número de alpinistas mortos subiu para 22 na terça-feira, depois de terem sido encontrados mais 11 corpos.

PUBLICIDADE

O chefe da polícia de Sumatra Ocidental, Suharyono, disse hoje aos meios de comunicação social que outros 52 alpinistas foram resgatados com vida do vulcão, o mais ativo da Sumatra e destino popular para montanhistas, e que alguns deles apresentam “ferimentos e queimaduras ligeiras e graves”.

Embora as autoridades indonésias tivessem conhecimento de que havia 75 alpinistas em Marapi no momento da erupção, de acordo com o registo feito pelos próprios antes de iniciarem a subida, Suharyono afirmou hoje que não estar descartada a hipótese de haver mais, uma vez que nem todos seguem o protocolo de registo.

PUBLICIDADE

publicidade

O vulcão, com um cume de 2.891 metros e cujo nome se traduz como ‘Montanha de Fogo’, é o mais ativo da ilha de Sumatra.

A Indonésia tem mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 permanecem ativos e 65 são classificados como perigosos.

O arquipélago indonésio fica dentro do chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por cerca de 7.000 terremotos por ano, a maioria deles de pequena magnitude.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE