Coimbra

+ Contigo debate alargamento da prevenção do suicídio nas escolas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 27-09-2015

A expansão, a nível nacional, do projeto de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar “+Contigo”, as expetativas para o futuro, os novos parceiros e os resultados alcançados no ano letivo de 2014-2015 são os assuntos que estarão em destaque num encontro que se realiza, na próxima quarta-feira (dia 30 de setembro), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

PUBLICIDADE

O IV Encontro “+ Contigo” (ver programa online) que, no período da tarde, contará com o testemunho de adolescentes envolvidos no projeto, para partilha de experiências, tem início às 9h30, na Sala de Reuniões da ESEnfC – Polo B, em S. Martinho do Bispo.

Pelas 12h30, decorrerá a sessão de boas-vindas, com a presença da presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, do presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, José Manuel Tereso, do diretor do Programa Nacional de Saúde Mental e coordenador do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, Álvaro de Carvalho, da delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, e do coordenador do “+ Contigo”, o professor da ESEnfC, José Carlos Santos.

PUBLICIDADE

publicidade

Mais de 7000 jovens foram abrangidos, desde 2009, pelo “+ Contigo”, ano em que o programa começou a ser dinamizado pela ESEnfC e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Da responsabilidade da ESEnfC e da ARS do Centro, o “+ Contigo” trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência. A população-alvo deste programa é constituída por alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

O “+ Contigo” mereceu o apoio da Direção-Geral da Saúde, que o inseriu no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

PUBLICIDADE

Além da Direção-Geral da Saúde, são parceiros “+ Contigo” a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar Baixo Vouga, o Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Núcleo de Estudos do Suicídio (do Hospital de Santa Maria, em Lisboa), o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e o Município da Lourinhã.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE