Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Mundo

Consulado em Nova Iorque assinala Dia de Portugal com concerto do pianista Nuno Marques

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 02-06-2023

O consulado de Portugal em Nova Iorque deu início, na quinta-feira, às celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com um concerto do pianista Nuno Marques para cerca de uma centena de pessoas.

PUBLICIDADE

Com um repertório que passou por fados até obras de jovens artistas norte-americanos em ascensão, como Mariel Mayz, o músico português apresentou-se na Blue Gallery, no centro de Manhattan, perante uma vasta plateia que incluiu desde membros da comunidade luso-americana de estados como Nova Iorque e Connecticut, até diplomatas de vários países.

Em declarações à Lusa, a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, celebrou a forte adesão ao evento e o início de um mês de festa para as comunidades portuguesas ao redor do mundo.

PUBLICIDADE

publicidade

“A ideia deste evento foi lançar o programa das comemorações, que irá pelo mês de junho fora. No fundo, a ideia foi reunir aqui membros da comunidade portuguesa, colegas cônsules estrangeiros, membros de entidades da cidade de Nova Iorque, assim como pessoas com quem trabalhei ao longo deste meu primeiro ano de funções”, disse Luísa Pais Lowe, que assumiu o cargo em 2022.

“Eu conheço o pianista Nuno Marques há alguns anos, adoro o trabalho dele e já lhe tinha dito que havíamos de fazer um concerto. E hoje foi o dia. Além disso, foi uma oportunidade para juntar os vários grupos e associações luso-americanas desta região, para que se conhecessem e interagissem”, acrescentou a diplomata.

PUBLICIDADE

Já Nuno Marques, que é fundador e diretor artístico do festival Porto Pianofest e pianista do American Ballet Theatre, disse à Lusa que esta foi uma oportunidade para tocar para um público português, algo que raramente consegue fazer em Nova Iorque, cidade onde reside e trabalha.

“É uma emoção para mim como português tocar para a comunidade portuguesa, algo que não tenho muita oportunidade de fazer. Geralmente, os meus concertos são pela cidade de Nova Iorque, ou mesmo pelo país, e para um público mais internacional. Fazer este programa, especificamente pensado para este concerto, com música portuguesa e americana, em homenagem ao sítio onde estamos, foi realmente especial”, disse Marques, que é também diretor musical da Stars of American Ballet, que reúne bailarinos das principais companhias norte-americanas.

O evento do consulado, que arrancou com os hinos de Portugal e dos Estados Unidos da América, contou ainda com uma receção onde foi possível degustar alguns dos sabores da gastronomia portuguesa, além de vinhos de Portugal.

As comunidades portuguesas espalhadas pelo estado de Nova Iorque terão, ao longo deste mês, uma série de eventos de celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, entre desfiles, eventos musicais e gastronómicos e cerimónias de hasteamento de bandeiras.

Além disso, no dia 10 de junho, a ponte Governador Mario M. Cuomo, a mais longa do estado de Nova Iorque, será iluminada, pela primeira vez, com as cores da bandeira nacional.

A iniciativa partiu da associação ‘New York Portuguese American Leadership Conference’ (NYPALC), que apelou aos portugueses e lusodescendentes na região que compareçam no evento inédito.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com