Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empresas

Consórcio liderado pela Bluepharma assina contrato do PRR num  investimento de 30 M€ 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 20-09-2022

A Bluepharma, líder do consórcio CiNTech – Polo Tecnológico de Inovação, Translação e  Industrialização de Medicamentos Injetáveis Complexos – assinou no passado dia 17 de setembro, o termo de aceitação das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial no  âmbito Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).  

PUBLICIDADE

O CiNTech pretende promover a criação e capacitação do primeiro Polo Tecnológico inteiramente  dedicado a medicamentos injetáveis complexos em Portugal, num investimento global de 30 milhões  de euros correspondente a um incentivo de cerca de 21 milhões de euros. Do consórcio fazem parte  além da Bluepharma, a Universidade de Coimbra, o Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL), e três  PMEs (Biotrend, JPM e Joinsteel). 

“Queremos atrair os melhores do mundo a produzir em Portugal”, destacou Sérgio Simões, Vice presidente da Bluepharma, na apresentação do projeto do consórcio, que decorreu no passado  sábado, durante a cerimónia de assinatura de 18 novos contratos. 

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão foi presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e contou com a presença do Ministro da  Economia e do Mar, António Costa Silva, do Secretário de Estado da Economia, João Neves, e do  Presidente da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo. 

“Este programa é um verdadeiro trampolim para a transformação da economia portuguesa”, disse o  primeiro-ministro, salientando que “Até 2030, estas Agendas deverão contribuir de forma efetiva para  o aumento das exportações de bens e serviços, bem como para o incremento significativo do  investimento em I&D e para a redução das emissões de CO2”. 

PUBLICIDADE

As Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial irão gerar 9077 postos de trabalho, dos quais  6230 altamente qualificados, com um investimento associado de 1,3 mil milhões de euros em áreas tão  diversas como saúde, automóvel aeronáutica e espaço, economia do mar ou fabricação aditiva, entre  outras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com