Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Consórcio da UC prevê criar um ecossistema de inovação inteligente na região Centro

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 16-02-2022

Um consórcio liderado pela Universidade de Coimbra (UC) lançou hoje o programa InovC+ destinado à criação e transferência de conhecimentos de investigação, desenvolvimento e inovação para o setor empresarial.

PUBLICIDADE

O Programa Estratégico Especial piloto InovC+ tem como objetivo a implementação e consolidação de um Ecossistema Regional de Inovação Inteligente, informou a UC numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A ideia é potenciar o trabalho em rede, ajudando na criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação, sendo uma continuidade do programa InovC2020.

PUBLICIDADE

publicidade

O lançamento do programa foi oficializado durante a conferência “Da especialização inteligente à sustentabilidade e competitividade da região Centro”, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em Coimbra, na presença dos parceiros do projeto.

“A Universidade de Coimbra está fortemente comprometida com os objetivos deste programa. O fortalecimento de um ecossistema de inovação inteligente é fundamental para alavancar o crescimento da região”, afirma, citado na nota de imprensa, o reitor da UC, Amílcar Falcão.

PUBLICIDADE

“O apoio da CCDRC e do Programa Operacional Regional Centro 2020 a esta nova etapa do InovC+ insere-se na nossa estratégia de consolidar um sistema regional de inovação competitivo, capaz de promover o empreendedorismo tecnológico e a criação de valor, mas também inclusivo, mobilizando agentes e recursos de toda a região para os desafios do futuro: o crescimento inteligente e sustentável”, sublinhou, citada na mesma nota, a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno.

Na perspetiva do vice-reitor para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, “numa altura de arranque do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], ter um projeto centrado na transferência de tecnologia é de elevado valor para UC, parceiros e região, pois irá aumentar a sustentabilidade e competitividade das empresas regionais, assim como potenciar a inovação e especialização inteligente dos parceiros do projeto”.

O InovC+ integra 19 parceiros e é apoiado por fundos da União Europeia, através do programa Centro2020.

Os parceiros vão executar um total de 3,39 milhões de euros, com prazo de execução até 2023.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com