Escolas

Conselho Municipal de Educação da Pampilhosa da Serra contra desmaterialização no ensino Básico 

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 03-05-2023

O Conselho Municipal de Educação da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, está contra a desmaterialização das provas de aferição no 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Em reunião extraordinária, no dia 28 de abril, foi aprovado, por unanimidade, um voto de repúdio à desmaterialização das provas de aferição, que deveria “ser faseada e adaptada às faixas etárias, ponderados e refletidos os contextos pedagógicos e educativos em que se aplica”.

Aquele órgão considera que a realização das provas de aferição em suporte digital foi implementada sem a devida auscultação de todos os intervenientes educativos.

PUBLICIDADE

“O Conselho Municipal de Educação constata que não foi ponderada a aplicabilidade deste método, pelo que de momento não vai ao encontro do perfil expectável para um aluno do 2.ºano de escolaridade”, refere um comunicado enviado à agência Lusa.

O Conselho Municipal de Educação lamenta que o tempo letivo esteja a ser desviado para adaptação ao meio tecnológico, “o que se tem revelado prejudicial ao cumprimento do Programa Curricular do Ensino Básico”.

PUBLICIDADE

publicidade

Além disso, acredita-se que a digitalização/desmaterialização do processo de avaliação deverá ser faseada e adaptada às faixas etárias, devendo ser ponderados e refletidos os contextos pedagógicos e educativos em que a mesma se aplica.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE