Conecte-se connosco

Coimbra

Conselho Estratégico Nacional do PSD reúne-se hoje pela segunda vez em Coimbra

Publicado

em

 O Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD reúne-se hoje pela segunda vez e novamente em Coimbra, com a presença do presidente do partido, Rui Rio.

A primeira reunião alargada deste órgão – que irá preparar o programa eleitoral do PSD para as legislativas de 2019 – também aconteceu em Coimbra, em 21 de abril.

Com a composição anunciada há cerca de dois meses e meio – em 12 de abril – o CEN já produziu dois documentos, “Uma política para a infância” e “Reformar a União Económica e Monetária”, e deverá apresentar o próximo, de diagnóstico na área da justiça, até final de julho.

Na reunião de hoje, com início marcado para as 10:30, num hotel em Coimbra, será feito um balanço do funcionamento deste órgão, bem como das estruturas distritais já criadas.

O CEN, que funciona também com um órgão de aconselhamento da direção, é presidido por David Justino – que é também vice-presidente do PSD – e está dividido em 16 secções temáticas nacionais (que poderão ser replicadas à escala distrital ou interdistrital), cada uma com um coordenador e um porta-voz.

Rui Rio já recusou, contudo, que este Conselho seja um governo-sombra do PSD, defendendo que o que se pretende é ter “um novo espaço de militância do partido em Portugal”.

Arlindo Cunha, Silva Peneda, Luís Filipe Pereira, Ângelo Correia, David Justino e Maria da Graça Carvalho são os ex-ministros que integram este órgão como coordenadores.

Do grupo parlamentar, apenas dois deputados pertencem à cúpula nacional do Conselho Estratégico, Ricardo Baptista Leite e Cristóvão Norte, como porta-vozes.

Há uma semana, foi conhecida a primeira ‘baixa’ do CEN, com a demissão do deputado José Matos Correia como coordenador da área da Segurança Interna e Proteção Civil.

Matos Correia justificou a demissão com razões de natureza pessoal e profissional e foi substituído pelo ex-secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna no Governo PSD/CDS-PP liderado por Durão Barroso (entre 2002 e 2004).

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com