Coimbra

Conselho de Reitores garante que universidades estão preparadas para dar resposta

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-03-2020

Conselho de Reitores garante que universidades estão preparadas para dar resposta às exigências do novo coronavírus

O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Fontainhas Fernandes, garantiu hoje que todas as instituições de ensino superior “estão preparadas” para dar resposta às exigências do novo coronavírus.

PUBLICIDADE

Reunido durante a tarde na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, distrito de Castelo Branco, o CRUP assegurou à saída do encontro que cada universidade está pronta para tomar medidas relativas quer ao nível do ensino e aprendizagem, quer das questões sociais.

“Qualquer instituição de ensino superior definiu um plano de contingência, mas também equipas operacionais que estão preparadas, com meios e recursos humanos adequados”, salientou Fontainhas Fernandes.

PUBLICIDADE

Em caso de encerramento, as universidades vão “atuar em conformidade, qualquer que seja o cenário”.

Nas situações de alunos estrangeiros ou deslocados, que precisem dos serviços das instituições, terão resposta, afirmou o presidente do CRUP.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos de encontrar, dentro de um quadro de segurança, forma de fornecer os alimentos, de manter o alojamento e de garantir todas as condições”, frisou.

Fontainhas Fernandes sublinhou que as universidades têm tomado as decisões mais adequadas em função “dos seus contextos” e pede serenidade.

“Se nas universidades, que são os grandes locais onde se faz ciência, vamos gerir em função do pânico, do medo, eu julgo que é estar a trabalhar em sentido inverso aos dirigentes nacionais”, realçou o responsável.

Fontainhas Fernandes disse que as instituições só vão encerrar se for essa a indicação das autoridades de saúde, disse o presidente do organismo.

O CRUP decidiu aguardar “com serenidade” pela reunião de quarta-feira do Conselho Nacional de Saúde Pública para “tomar as medidas adequadas, sempre em articulação com a Direção-Geral de Saúde (DGS)”.

“Nós iremos tomar decisões em função dos dados e da informação que nos é comunicada, porque neste momento, quem tem a informação, em tempo real, é a DGS. Tem de existir uma cadeia de comando, que é dirigida pelas autoridades de saúde”, vincou Fontainhas Fernandes.

Várias universidades – incluindo Lisboa, Coimbra e Minho – decidiram suspender aulas como medidas de contenção do contágio.

A Universidade da Beira Interior, onde o CRUP esteve reunido, anunciou hoje a suspensão de todas as atividades desportivas, culturais e de lazer que decorram nas suas instalações, para evitar a eventual propagação do Covid-19.

A nível nacional, o executivo recomendou a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas, e de eventos à porta fechada com mais de 1.000 participantes.

Portugal regista 41 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.

Cerca de 114 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE