Coimbra

Conselho da Cultura de Coimbra deixa de ser liderado pelo presidente da Câmara

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 17-12-2021

O Conselho Municipal da Cultura de Coimbra (CMCC), criado em junho de 2020, vai ter um presidente eleito pelo plenário, de acordo com as alterações hoje aprovadas, que reforçam também o funcionamento de comissões setoriais.

PUBLICIDADE

“Há uma maior funcionalidade do CMCC como pretendemos, que foi aliás um dos meus compromissos, para que se transforme num verdadeiro parlamento da cultura de Coimbra, à boa maneira das tertúlias coimbrãs”, disse à agência Lusa o presidente do município.

Segundo José Manuel Silva, que presidiu à reunião em que foram aprovadas as alterações ao regulamento, o grande objetivo é que aquele órgão “discuta sem barreiras, de que natureza for, os problemas da cultura de Coimbra e apresente propostas, em linha ou desalinhadas, que enriqueçam a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027”.

PUBLICIDADE

publicidade

A eleição do presidente e dos secretários do CMCC passa a ser feita por listas, deixando o presidente da Câmara Municipal de presidir e de ter assento no órgão, como estava no regulamento aprovado no anterior mandato, embora a autarquia possa designar um representante.

“Esta foi a alteração mais substantiva, que vai tornar mais livre o funcionamento do conselho, que pode reunir mais vezes, porque o presidente da Câmara não terá possibilidade de estar em todas as reuniões caso aconteçam com alguma frequência, embora se faça representar formalmente”, disse o autarca.

PUBLICIDADE

José Manuel Silva ambiciona que as propostas e a dinâmica do CMCC tornem “Coimbra no centro da cultura a nível nacional, com uma permanente discussão sempre à frente de temas culturais”.

“Deposito grandes expectativas no seu funcionamento, porque pode ser um coadjuvante fantástico na ação cultural da Câmara, pensando permanentemente as questões da cultura por quem vive e sente os seus problemas e, com isso, possa contribuir de uma forma muito construtiva e exigente com a apresentação de propostas”, salientou.

Com as alterações introduzidas hoje, quase todas aprovadas por unanimidade, José Manuel Silva considera que se deu “um passo muito positivo, e até algo inovador, no debate sobre cultura na cidade de Coimbra”, em que o CMCC terá “maior liberdade de atuação”, o que aumenta também a exigência.

Constituído por 130 entidades, incluindo instituições e agentes culturais, o CMCC é um órgão consultivo do município de Coimbra sobre as matérias relacionadas com as políticas culturais e visa estimular a participação dos agentes ligados ao setor da cultura na vida cívica do concelho.

Instalado em junho de 2020, já reuniu em novembro desse ano e em março de 2021, sendo considerado um fator importante na valorização da cultura no município, de forma a aprofundar o diálogo com as diversas entidades culturais da cidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE