Vamos

Conimbriga convida a celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com viagem ao mundo Romano

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 11-04-2023

Conimbriga convida todos a celebrarem o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), no próximo dia 18 de abril, que este ano tem como tema proposto pelo ICOMOS Internacional-Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios: “Património e Mudança”.  

PUBLICIDADE

O dia será celebrado com particular coerência, apresentando e refletindo sobre os resultados das campanhas de escavação de 2021-22, integradas no PIPA – Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia denominado: “Conimbriga MMXX. Avaliação do potencial científico e patrimonial do Vale Norte de Conimbriga”.

Este projeto desenvolvido em parceria com a FLUC – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova permite, volvidos dois anos após o início das escavações arqueológicas, não só, a projeção de património em movimento, com a materialização de profícuo Cluster Experimental de Ciência, mas também, coerentes aproximações ao tema de 2023 do DIMS, refletindo os autores Ricardo Costeira da Silva, José Ruivo e Vítor Dias sobre: “Património arqueológico como elemento de mudança cultural e económica: o potencial arqueológico e museológico do Vale Norte de Conimbriga”. 
 
O DIMS 2023 contará ainda com a Exposição Vamos Descobrir o Mundo Romano! que integra uma mostra de recriações plásticas do Mundo Romano, realizadas pelos alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. Os trabalhos enquadram-se nos propósitos do Projeto Cultural de Escola e no projeto Brincadeira Seculares do Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional, desenvolvido de acordo com os valores e princípios estratégicos do Plano Nacional das Artes, estando patente de 18 a 25 de abril.

PUBLICIDADE

Ambas as atividades decorreram no espaço do museu, tendo entrada gratuita e não carecem de reserva.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE