Vamos

Conímbriga adota medidas para uma antiga cidade romana mais inclusiva

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 29-06-2023

O Museu Monográfico de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, tem adotado medidas para tornar a antiga cidade romana “mais inclusiva”, apostando em visitas com experiências sensoriais, anunciou hoje a instituição.

PUBLICIDADE

“Atenta às necessidades específicas dos públicos e da sua comunidade, a equipa (…) está motivada para abraçar o desafio de tornar Conímbriga cada vez mais inclusiva”, afirma em comunicado o Museu Nacional dirigido pelo arqueólogo Vítor Dias.

O complexo de Conímbriga, junto à povoação de Condeixa-a-Velha, segue agora “novas estratégias comunicacionais, com informação multissensorial sobre as coleções e o sítio arqueológico, incluem agora visitas áudio [através de QRCodes] e visitas pensadas para proporcionar experiências sensoriais”.

PUBLICIDADE

“Numa abordagem a materiais e técnicas introduzidas pelos romanos, possibilitamos a manipulação tátil de réplicas de peças das coleções – lucernas, taças e fragmentos cerâmicos, inscrições e relevos decorativos – e de elementos construtivos e decorativos presentes nos vestígios dos edifícios que se descobrem na visita ao sítio arqueológico – colunas, paredes e mosaicos”, adianta.

Hoje, a título de exemplo, o Museu de Conímbriga divulgou o registo fotográfico de “alguns momentos da visita inclusiva de interação e de exploração” das suas coleções e espaços, realizada com alunos do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, de Viseu, incluindo uma jovem com deficiência visual.

PUBLICIDADE

publicidade

Com o mesmo objetivo, segundo aquela nota, foi efetuada “uma ação de formação interna”, dinamizada pela provedora para a Inclusão e Cidadania da Direção-Geral do Património Cultural, Ana Alcoforado, ex-diretora do Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra.

Dirigida ao “atendimento e acolhimento de públicos”, a ação visou “capacitar as equipas de trabalho do museu na sua relação com públicos diversos e com necessidades específicas”, visitantes ou trabalhadores da instituição, “fornecendo as ferramentas necessárias para os acolher com dignidade e contribuindo para o fortalecimento das relações pessoais”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE