Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empresas

Conimbricense The Loop Company e CTT estabelecem parceria com a FNAC para permitir retoma de aparelhos recondicionados

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-12-2022

Os CTT – Correios de Portugal e a The Loop Company estabeleceram uma parceria com a FNAC para que esta, utilizando a plataforma de economia circular Ciclo CTT em parceria com a Loop, possa alargar o serviço FNAC RESTART, até agora apenas disponível nas lojas desta marca, a todo e qualquer cliente em território nacional que possua uma ligação à internet.

PUBLICIDADE

A produção de resíduos como resultado da economia e do consumo da população, é um dos maiores problemas que o nosso planeta enfrenta. Deste modo, repensar os nossos hábitos de consumo é cada vez mais importante. Assim, contribuir para uma economia circular permite tanto a redução de energia como do desperdício associada à produção de novos produtos. Tendo por base reutilizar, reparar e/ou reciclar, a economia circular promove a reutilização de artigos, mantendo o valor e utilidade dos mesmos.

O serviço Ciclo CTT em parceria com a Loop é uma nova oferta conjunta dos CTT e da Loop e que visa permitir aos e-sellers portugueses – sem investimento inicial, sem desenvolvimentos no site e de forma simples –  oferecer aos seus clientes a possibilidade de venderem os seus artigos usados, que tinham previamente adquirido na FNAC, sendo os mesmos posteriormente recondicionados e colocados de novo à venda no site do e-seller, recebendo esse cliente o produto da venda em forma de voucher ou cheque oferta para ser descontado em novas compras no site da marca. Esta oferta estará disponível no início do ano para outros e-sellers, para que possam assim criar e testar modelos de negócio circulares.

O serviço FNAC RESTART foi lançado em 2020 com o objetivo de dar uma segunda vida a equipamentos eletrónicos usados, integrando-os numa dinâmica de economia circular para que se reduza o desperdício tecnológico.  Mas, além da questão ambiental, importa ainda ressalvar que a compra destes dispositivos pode representar uma poupança também monetária, uma vez que os valores destes produtos podem ser até 60% mais baixos do que o dos mesmos dispositivos quando adquiridos novos. E existe ainda uma segurança acrescida na aquisição destes aparelhos associada à garantia de três anos FNAC.

Para João Sousa, administrador dos CTT, “estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Loop nesta iniciativa conjunta com a FNAC. Esta parceria tem uma dupla relevância para nós: por um lado, estamos a reforçar a nossa aposta na sustentabilidade através de serviços de economia circular; por outro, facilitamos o processo logístico que este circuito implica, apoiando também a FNAC na sua própria estratégia de sustentabilidade.”

“É preciso mostrarmos aos consumidores que existem soluções de consumo que são ambientalmente mais sustentáveis, mais económicas e práticas, mas não por isso menos seguras” explica Rui Pepe, Diretor de Serviços da FNAC, acrescentando que “esta parceria com os CTT e a The Loop Company vem contribuir para esta mesma necessidade, possibilitando aos clientes tratarem de todo o processo de entrega de um dispositivo para recondicionamento através de onde lhes for mais conveniente bastando, para tal, terem acesso a um equipamento com internet”.

PUBLICIDADE

“Acreditamos que a transição para uma economia mais circular vai exigir tecnologia de qualidade, que permita ligar todos os intervenientes e manter tracking do ciclo de vida do produto. A parceria com os CTT, através da solução Ciclo CTT, é o materializar disso mesmo e estamos muito entusiasmados por podermos trabalhar com um parceiro tão importante como a FNAC”. Ricardo Morgado, co-fundador da The Loop Co.

Para os clientes que pretendem vender os seus equipamentos APPLE, SAMSUNG e PLAYSTATION basta aceder a www.fnac.pt e escolher a opção “recondicionados FNAC” onde poderão tratar online do processo de venda dos seus equipamentos em apenas três passos.

A The Loop Company é uma start-up tecnológica de Coimbra focada em Economia Circular e Sustentabilidade. Lançou projetos como a Book in Loop (manuais escolares), BabyLoop (puericultura) e o LoopOS (sistema operativo para economia circular), que permite a criação de modelos de negócio circulares em contexto de retalho, tendo sido finalista do prémio CTT E-commerce Awards na categoria “E-commerce Green”. Desenvolve outros projetos tecnológicos na área da sustentabilidade, tal como um ERP para Sistemas de Depósito de Embalagens (Reverse Vending Machines) e um sistema de embalagens inteligentes, os Zero Cups.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com