Coimbra

Conimbricense The Loop Co. recebe investimento de 375 mil euros do Fundo Bem Comum e Fundo para a Inovação Social

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-08-2020

A The Loop Co., startup baseada em Coimbra que se dedica ao desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à economia circular, fechou recentemente um acordo de investimento com o Fundo Bem Comum e o Fundo para a Inovação Social, no valor de 375 mil euros.

PUBLICIDADE

O valor será utilizado para dar continuidade à estratégia de crescimento da empresa em termos de produtos e mercados, numa altura em que a empresa lançou o seu primeiro projeto em Espanha.

PUBLICIDADE

Detentora de projetos como a Book in Loop, lançado em julho no país vizinho, ou a BabyLoop, plataformas de e-commerce que promovem a reutilização de manuais escolares e de produtos de puericultura, respetivamente, a The Loop Co. passa, assim, a estar avaliada em 1.500.000 euros. No momento em que a empresa se prepara para criar o primeiro centro de logística inversa e economia circular da Península Ibérica, na Guarda, e depois de ter iniciado o processo de internacionalização, a startup vai utilizar o valor angariado para alargar o processo de recolha, avaliação e reutilização de produtos a outros setores, aquém e além fronteiras, bem como apostar na inovação tecnológica dos processos.

João Bernardo Parreira, cofundador e CEO da startup, faz um balanço positivo deste ano: “Entrámos em 2020 com duas grandes prioridades: concluir com sucesso a nossa primeira internacionalização e continuar a atrair e reter talento, que nos permita continuar a inovar a este ritmo, tanto nos nossos produtos como nos projetos para os nossos parceiros. Fechar este investimento é um reconhecimento da persistência da nossa equipa na aposta em projetos com impacto e um estímulo adicional para os desafios que se aproximam”.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta é a segunda vez que o Fundo Bem Comum investe na startup. Jorge Líbano Monteiro, administrador da Sociedade Bem Comum afirma: “Fazemo-lo num voto de total confiança na equipa de gestão, formada por pessoas de elevadas qualidades humanas e capacidade de gestão, que souberam construir e consolidar um projecto claro e eficaz. Um projecto que promove a sustentabilidade da nossa Casa Comum, através da economia circular em que se baseia, e vai ao encontro das necessidades de tantas famílias. É por isso com enorme gosto e expectativa que o Fundo Bem Comum faz este novo investimento, acreditando que irá atingir a performance e as métricas de retorno conseguidas com o primeiro investimento”.  

Já Marco Fernandes, Presidente da PME Investimentos, sociedade gestora do Fundo para a Inovação Social, acrescenta: “A Loop Circular simboliza de forma muito clara como na prática o conceito da economia circular se aplica em termos de novos negócios e usando a tecnologia como enabler. Para o FIS e PME Investimentos é com grande satisfação que vemos este investimento de impacto que conjuga economia circular, construção de sharing platforms e uma equipa jovem qualificada e já experiente. Cremos ainda que poderá estar aqui o teste de um modelo de negócio depois aplicável futuramente a muitos mais produtos”.
 
José Gomes Mendes, Secretário de Estado do Planeamento, refere também: “A Loop Circular é um projeto empresarial que endereça o tema da economia circular aplicado à educação e puericultura. O investimento conjunto do FIS e dos coinvestidores é a combinação ideal para responder às preocupações sociais, económicas e ambientais em apreço, possibilitando a expansão da sua actividade para novos sectores e mercados internacionais. Um caso de sucesso de inovação social”.

A The Loop Co. é uma empresa multiproduto que desenvolve e implementa soluções tecnológicas a projetos de economia circular, inovação e impacto social.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE