Saúde

Conimbricense RISIMET inova na área da fisioterapia

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 30-03-2023

Através do Programa Call Innov-ID a empresa RISIMET de Coimbra, uma startup incubada no IPN – Instituto Pedro Nunes, foi um dos projetos selecionados e financiados pela Portugal Ventures. 

PUBLICIDADE

O Método Risimet (RIng for SImultaneous Massage and ElectroTherapy) foi criado e desenvolvido pelo fisioterapeuta Joaquim Paulo Fonseca e colaboradores e consiste na execução em simultâneo de duas das técnicas mais utilizadas no âmbito da fisioterapia – a massagem manual e a eletroterapia de baixa frequência. 

A conjugação destas duas técnicas permite aumentar o potencial da sua eficácia individual, reduzindo quer o período de cada tratamento quer o conjunto do número total de sessões, o que resulta em importantes benefícios na qualidade, no conforto e nos custos implicados tanto para o Profissional como para os utentes. 

PUBLICIDADE

Para alcançar estes objetivos, foi idealizado um condutor elétrico metálico de configuração anelar, que integra um terminal conector de 2mm para estabelecer a ligação a aparelhos geradores de correntes de baixa frequência. Este dispositivo de reduzidas dimensões e fácil manuseamento incorpora-se no dedo indicador do Profissional, funcionando assim como elétrodo móvel durante a execução da massagem manual. 

O carácter inovador e exclusivo do Método e Dispositivo RISIMET confere inúmeras oportunidades de aplicação em várias áreas – músculo-esquelética, neurológica, traumatologia, dermatofuncional. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A primeira Unidade de Fisioterapia RISIMET já se encontra em funcionamento na Rua D. João III, no Estádio Cidade de Coimbra. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE