Coimbra

Conimbricense Lídia Pereira eleita coordenadora do Grupo PPE para os assuntos fiscais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 09-09-2020

A eurodeputada conimbricense, Lídia Pereira, foi escolhida pelo Partido Popular Europeu, o maior grupo político no Parlamento Europeu, para coordenadora na nova subcomissão permanente dedicada ao combate à fraude, branqueamento de capitais, evasão e elisão fiscais.

PUBLICIDADE

A jovem social democrata, Lídia Pereira, foi hoje eleita por unanimidade coordenadora do Grupo PPE na recém criada subcomissão permanente do Parlamento Europeu para os Assuntos Fiscais.

PUBLICIDADE

Lídia Pereira, que em dezembro passado viu ser aprovado pelo Parlamento Europeu um pacote legislativo da sua autoria, dedicado a modernizar e agilizar os procedimentos de combate à fuga ao fisco no comércio eletrónico, recorda que “a fiscalidade tem de evoluir a par da digitalização” e que “é necessário melhorar e desenvolver mecanismos para tornar o combate à criminalidade financeira mais eficiente”.

Em julho deste ano a Comissão Europeia alertava que, de acordo com as estimativas mais recentes, a UE perde, anualmente, cerca de 150 mil milhões de euros com fuga aos impostos. Segundo um relatório recentemente divulgado pelo executivo europeu, desde 2001, Portugal já terá visto serem desviados mais de 50 mil milhões de euros para paraísos fiscais.

PUBLICIDADE

A recém eleita coordenadora do Grupo PPE na subcomissão dos assuntos fiscais salienta que “num momento em que assistimos a uma queda do PIB sem precedentes, por causa da Covid-19, não é aceitável que Portugal esteja entre os três países da UE que mais riqueza transferiu para paraísos fiscais” e lembra que “menos receita fiscal significa mais impostos para o cidadão e piores serviços públicos”.

Para Lídia Pereira, a criação desta subcomissão permanente “é fundamental para dar resposta a escândalos como o Luanda Leaks, que estava na ordem do dia antes da pandemia ter começado, mas também para retomar assuntos como os LuxLeaks, os Panama Papers ou os Football Leaks, que expuseram publicamente desvios de milhares de milhões de euros em operações offshore”.

A subcomissão parlamentar para os Assuntos Fiscais é composta por 30 membros: 8 do PPE, 6 Socialistas, 4 Liberais, 3 Nacionalistas, 3 do Grupo Europeu dos Verdes, 3 Conservadores, 2 da Esquerda Unida e um não inscrito.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE