A joint venture com a Stadler será especializada em software e contará com escritório em Coimbra.
Esta empresa, denominada Stadler Digital Labs (STADL), combina a liderança da Stadler no domínio ferroviário, com as principais competências da Critical Software em engenharia de software, sistemas de segurança crítica, cibersegurança e inovação digital aplicada.
A joint-venture conta com uma participação no capital de 51% da Stadler e 49% da Critical Software, que será o parceiro fundador estratégico, responsável por estabelecer as bases de engenharia, segurança, cibersegurança e inovação.
PUBLICIDADE
A nova empresa contará com um escritório em Coimbra e outro em Lisboa, este último localizado nas instalações da Critical Software, e arranca a sua atividade com uma equipa de 100 pessoas, tendo como objetivo alcançar os 300 colaboradores nos próximos três anos. Rogério Gomes será o CEO da nova organização.
“A Stadler Digital Labs reflete o alinhamento estratégico entre duas organizações com visões convergentes no que toca à inovação, à segurança e à modernização do setor ferroviário. A ferrovia não só é uma área muito relevante para o crescimento da economia portuguesa, como também para a afirmação de uma mobilidade europeia segura e interoperável. A colaboração entre estas duas empresas vai permitir unir o know-how de engenharia e inovação da Critical Software e da Stadler na ferrovia”, refere Rogério Gomes, CEO da Stadler Digital Labs.

O foco da Stadler Digital Labs será disponibilizar capacidade de engenharia escalável e entregar soluções completas em software ferroviário, cibersegurança e produtos digitais.
Este modelo permite a reutilização de ativos, a normalização de processos e uma partilha eficaz de conhecimento, combinando uma forte especialização no domínio com práticas modernas de desenvolvimento, já comprovadas pela Critical Software noutras indústrias de segurança crítica.
“Esta joint venture emerge de dois dos mais importantes pilares da Critical Software: confiança e inovação. A nossa experiência em engenharia de software crítico, sistemas complexos, e criação de deep-tech, vai contribuir para dar corpo à ambiciosa visão da Stadler para o sector da ferrovia e mobilidade. A criação de joint ventures como esta, com enorme valor acrescentado e potencial de crescimento, é uma poderosa forma de servirmos o nosso propósito e de dar resposta ao que nos importa: ajudar a construir um mundo melhor e mais seguro.” refere Gonçalo Quadros, Chairman da Critical Software.
Com um forte legado no fornecimento de software crítico desde 1998, a Critical Software é uma referência no desenvolvimento de programa embebido, serviço de suporte à certificação e verificação e validação de sistemas críticos na ferrovia, mas também em outras áreas como defesa, espaço e dispositivos médicos.

You must be logged in to post a comment.