Empresas

Conimbricense Canhify “defende a democratização do cânhamo”

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 05-01-2024

A start-up Canhify, dedicada ao cultivo e processamento de plantas têxteis, e anteriormente designada por Hemporama Lda., anunciou a mudança de nome e afirma que reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade e a missão de contribuir para o desenvolvimento de produtos de cânhamo sustentados na inovação e qualidade.

PUBLICIDADE

Segundo Gonçalo Pereira, gerente na Canhify: “Esta transição reflete a nossa evolução e compromisso contínuo com a inovação. Se Hemporama significava a ‘visão’ (do grego, ‘órama’), Canhify significa a missão de ‘fazer’ (ify = to make), e é uma declaração do nosso compromisso de fazer do cânhamo uma força transformadora no tecido industrial do país.”

Em 2023, a empresa ganhou destaque ao desenvolver e lançar no mercado bioestimulantes agrícolas, resultado de uma colaboração estratégica com a empresa Umimare e a Universidade de Coimbra. Agora, em 2024, a Canhify ambiciona reforçar as suas parcerias estratégicas e o foco na inovação e desenvolvimento de produtos à base de cânhamo.

PUBLICIDADE

Através do desenvolvimento de um projeto de biorrefinaria verde em conjunto com  o Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto e a Universidade de Coimbra, a empresa visa alocar esforços para a produção de celulose líquida, contraplacados e, particularmente, fibras têxteis, para além do desenvolvimento de técnicas para aproveitamento de resíduos e líquidos vegetais fermentados na produção de bioplásticos/biopolímeros.

“Estamos muito orgulhosos das nossas parcerias, pois acreditamos que a verdadeira inovação nasce da cooperação. Ao unir forças com instituições académicas e empresas inovadoras, esperamos moldar o futuro do setor do cânhamo”, declara Sérgio Cavaco, sócio, Canhify

PUBLICIDADE

publicidade

Com o desenvolvimento destes projetos e o lançamento de novos produtos no mercado, a Canhify reforça o seu posicionamento como uma empresa que defende a democratização do cânhamo, acreditando que esta cultura é uma fonte versátil e sustentável que pode ser incorporada em diversas indústrias, desde a produção de materiais de construção aos têxteis, aos bioplásticos, à alimentação, e muito mais. Com o compromisso de impulsionar esta mudança e liderar o caminho para um futuro onde o cânhamo é reconhecido como uma solução viável e ecologicamente responsável, a Canhify permanece na vanguarda da inovação, conclui a empresa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE