Empresas

Conimbricense Blueworks vence prémio de inovação no setor da oftalmologia no Reino Unido

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 13-12-2023

A Blueworks, empresa portuguesa de tecnologia incubada no Instituto Pedro Nunes, foi anunciada como vencedora do prémio The Technology Award atribuído pela revista Optician, uma das mais importantes publicações do setor no país. Segundo o juri, a tecnologia foi capaz de “ter demonstrado como a pode ser usada para integrar cuidados primários e secundários em Oftalmologia, com potencial para ter um impacto positivo na saúde dos doentes à escala nacional”.

PUBLICIDADE

 A Blueworks foi premiada pela sua tecnologia que permite às ópticas britânicas acederem a informação oftalmológica relevante obtida em âmbito hospitalar, permitindo aos profissionais de saúde dos cuidados primários tomar melhores decisões de referenciação para doentes no hospital, e ajudando a reduzir o número de consultas desnecessárias nos cuidados secundários.

“Estamos muito satisfeitos por receber este prémio”, disse Paulo Barbeiro, CEO da Blueworks. “Este reconhecimento é um forte indicador de que a nossa tecnologia está a fazer a diferença no setor da oftalmologia no Reino Unido.”

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo dados do NHS estima-se que, em cada ano, no Reino Unido, 150.000 doentes são referenciados para consultas hospitalares de oftalmologia desnecessárias. Isto tem um custo significativo para o sistema de saúde, mas também ocupa as listas de espera e impede que outros doentes mais urgentes sejam vistos atempadamente.

“Acreditamos que a nossa tecnologia tem o potencial de melhorar a qualidade dos cuidados oftalmológicos no Reino Unido”, disse Barbeiro. “Estamos comprometidos em trabalhar com os vários actores do NHS para garantir que esta tecnologia seja utilizada para beneficio dos doentes.”

PUBLICIDADE

A Blueworks é uma empresa de tecnologia sediada em Coimbra, Portugal. A empresa desenvolve soluções tecnológicas para o setor da saúde

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE