Coimbra

Conhecidos os vencedores do concurso de fotografia de Alvoco das Várzeas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-09-2014

Já são conhecidos os premiados do concurso de fotografia “Um olhar sobre os rios, as montanhas e a floresta” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Os felizes contemplados são: António José Dinis com as fotografias intituladas “Moinho do Buraco” e “Serra da Estrela” e “Colcurinho”; César Augusto Henriques que concorreu com “Cachoeira”; João Pedro Vitorino que viu premiada as imagens “Ponte do Pisão” e “Açude do Ervedal”; Carlos Manuel Mendes que concorreu com “A Roda dos Patos”; e Nuno Miguel Dinis que apresentou “Vista da Serra da Estrela”, “Caldas de S. Paulo” e “Moinho do Buraco”. Cada um dos vencedores apurados vai receber bilhetes de cinema que poderá utilizar nas sessões a exibir, na Casa da Cultura César Oliveira, entre setembro e o início de novembro.

PUBLICIDADE

O concurso “Um olhar sobre os rios, as montanhas e a floresta” foi dinamizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital no âmbito do programa de atividades de Educação Ambiental da Bandeira Azul da Europa 2014 dedicada à valorização da Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas, pela primeira vez distinguida por este galardão. Tinha como objetivos, entre outros aspetos, estimular a observação, a descoberta e a revelação do património do concelho de Oliveira do Hospital, contribuindo assim para o reforço das identidades patrimonial, cultural e ambiental.

A apresentação das fotografias a concurso decorreu nos meses de maio e junho seguindo-se depois a votação das mesmas através da página oficial do Turismo de Oliveira do Hospital, na rede social Facebook, para o apuramento das finalistas. Já durante o mês de agosto, estas dez fotografias, mais votadas online, estiveram patentes em exposição na praia fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada com a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível.

PUBLICIDADE

De realçar a adesão de fotógrafos amadores, participantes neste concurso, e a dinâmica criada com a votação online, no canal oficial do Turismo de Oliveira do Hospital, que fomentou a divulgação e partilha das identidades patrimonial, cultural e ambiental e contribuiu para a consciencialização para a proteção e preservação ambiental no território concelhio.

Ainda no âmbito do programa de atividades de Educação Ambiental da Bandeira Azul da Europa 2014 e para assinalar o término da época balnear foi desenvolvido o jogo ECODESAFIO na praia fluvial de Alvoco das Várzeas. A atividade, aberta a crianças entre os 6 e os 12 anos, contou com a participação de um total de 15 crianças que foram até esta praia fluvial e disputaram o jogo divididos por equipas. Divertida, Anita, de 12 anos, e líder de uma equipa constituída exclusivamente por meninas confessou que “gostava de repetir a experiência” deste jogo “divertido” e que o que mais gostou foi quando o desafio “era o desenho”. Para o Carlos, 12 anos, chefe de uma das equipas este “foi um bom jogo e o que mais gostei foi de ser o chefe da minha equipa”. Também o João, de 10 anos, achou o ECODESAFIO “muito divertido e o que mais gostei foi dos meus colegas terem acertado no número” de casas que precisava para progredir pelo tabuleiro.

PUBLICIDADE

publicidade

O ECODESAFIO é um jogo com perguntas, mímica, desenho, tarefas sobre temas relacionados com o ambiente e a floresta e proporcionou uma tarde repleta de animação aos participantes ao mesmo tempo que testou os seus conhecimentos sobre estas matérias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE