Extra

Conheça os melhores recursos para dormir uma boa noite de sono

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 27-12-2022

Isto parece ser um pouco cliché, mas já pensou que se dormir bem o seu dia seguinte vai ser mais produtivo e vai ter mais hipóteses de conseguir ter mais foco, menos cansaço e ficar mais alerta para os desafios do seu dia-a-dia?

PUBLICIDADE

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem uma definição sobre o sono, e existe até um dia específico para celebrarmos o sono… Porque é que acha que isto é assim, com dias comemorativos e menções no órgão máximo da saúde a nível mundial? Se ainda não sabia, desvalorizar o sono é a pior coisa que pode fazer, porque o sono vai ser uma arma essencial para enfrentar o futuro, nomeadamente o dia seguinte.

Como é que podemos tirar o maior proveito de uma boa dose de sono com qualidade? Veja aqui os primeiros passos que deve dar:

PUBLICIDADE

Durma um mínimo de horas

Vamos começar pelo mínimo, seis horas de sono são absolutamente essenciais, no entanto existe uma média que vai entre seis a oito, portanto foque-se nas sete horas de sono para começar a sua meta inicial para começar a cuidar mais de si e do seu sono. Ao dormir sete horas de sono vai ter muito mais descanso e conseguir energias reforçadas para o dia seguinte.

Durma bem com soluções de qualidade

Assim como quando tem um telemóvel ou um computador, quer a melhor qualidade de hardware, também no sono precisa de “hardware” de qualidade, ou seja, almofadas para dormir que lhe possam proporcionar um bom apoio na cabeça e que não sejam demasiado duras nem demasiado moles.

PUBLICIDADE

publicidade

O mesmo se passa com o colchão e o estrado, se tiver um estrado de qualidade em que possa colocar os melhores colchões no mercado, vai certamente comprovar que o seu sono é muito diferente e consegue dormir muito melhor.

Acabe com a tecnologia antes de ir dormir

Todos nós sabemos que a tecnologia faz parte do nosso dia, no entanto o sono também. E temos de separar a tecnologia do sono pelo menos uma hora antes de irmos dormir. Existem especialistas que recomendam duas horas, mas como está a iniciar uma nova forma de dormir, comece com uma hora e vá criando gradualmente o hábito de deixar o telemóvel fora do seu alcance antes de ir dormir. Podemos compreender que exista sempre a necessidade de uma emergência pontual, desde que não seja uma regra levar o telemóvel para a cama e consultá-lo minutos antes de adormecer.

A alimentação importa

Antes de dormir deve evitar bebidas com cafeína à noite e praticar um jantar muito simples com alimentos leves. As bebidas alcoólicas também não são recomendadas, uma vez que o álcool pode interferir na qualidade do seu sono.

Frizamos, novamente, que isto não é algo a praticar religiosamente, se tiver um jantar de família ou da empresa não há problema nenhum em ter bebidas alcoólicas uma vez por outra, desde que não faça disto uma regra.

Concluímos por isso que se seguir todas estas indicações, e criar no seu quarto um ambiente escuro propício a adormecer, vai ter uma noite muito mais descansada.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE