Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Conheça o programa do Dia Mundial da Criança em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-05-2022

O Dia Mundial da Criança, assinalado a 1 de junho, vai ser assinalado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra com iniciativas que decorrem em vários espaços municipais, com as quais se pretende dar palco ao papel que os livros, a música, o teatro, as expressões plásticas e o ato de aprender, de forma lúdica, desempenham no desenvolvimento integral das crianças. Todas as ações são de acesso gratuito, a maioria das quais dirigidas ao público escolar, mas com requisito de inscrição prévia. Casa Municipal da Cultura, Parque Verde, Museu Municipal de Coimbra e ainda Convento São Francisco acolhem uma dezena de atividades dedicadas aos mais novos.

PUBLICIDADE

A CM de Coimbra oferece às crianças do concelho, na próxima quarta-feira, dia 1 de junho, atividades de animação, ligadas a diferentes vertentes culturais, especialmente programadas para comemorar o Dia Mundial da Criança.
Como é já habitual, no Dia Mundial da Criança, o Município, no âmbito do fornecimento das refeições escolares, vai proporcionar às crianças que frequentam os estabelecimentos de educação e ensino da rede pública uma ementa especial.
As ações decorrem em vários equipamentos culturais municipais (Casa Municipal da Cultura, Parque Verde – Espaço Ler ao Cubo, Museu Municipal de Coimbra e Convento São Francisco), em espaços interiores e ao ar livre.

 

Casa Municipal da Cultura
10h00 – A Biblioteca Municipal de Coimbra promove, na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura, o espetáculo de teatro “Ulisses”, pela Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro, a partir da obra de Maria Alberta Menéres. A iniciativa dirige-se ao público escolar.

14h00 – Tem lugar, na Sala Polivalente, o espetáculo musical “O Livro das Canções”, pelo Grupo Pirata Gau&Friends. Pirata Grau & Friends é um projeto artístico multidisciplinar vocacionado para o público infantil, que transmite uma mensagem ecológica, pedagógica e cultural. “O Livro das Canções” é um espetáculo criado a partir do livro e álbum com o mesmo nome, que conta histórias, com recurso a músicas, pinturas, vídeos, teatro, dança, yoga e outras surpresas.
18h00 – Na Biblioteca Infantil decorre a sessão “Contos e mais contos”, dirigida a crianças dos 3 aos 5 anos, para a qual é necessária inscrição. A Biblioteca Infantil/Ludoteca é um espaço que alia a promoção da leitura vocacionada para o público infantojuvenil às atividades lúdicas. Funciona e segunda a sábado (segundas-feiras, das 13h00 às 19h30; de terça a sexta, das 10h00 às 19h30; ao sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00).

A participação nas ações que decorrem na Casa da Cultura implica inscrição, junto da Biblioteca Infantil, através do telefone n.º 239702630 ou via e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.

PUBLICIDADE

10h00 – 19h30 – No espaço de acesso à Biblioteca Infantil está patente uma mostra de 14 espantalhos, concebidos com recurso a matérias recicláveis, até ao dia 30 de junho. Intitulada “O Espantalho”, a exposição resulta de um desafio lançado pelo Centro de Apoio ao Sem Abrigo (IPSS) a jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito da parceria estabelecida entre o projeto “Cultivar Futuros”, do Programa Bairros Saudáveis e o projeto CLDS 4 G Moviment@ções – Movimentos para uma Cidadania Ativa, os quais têm como entidade executora o Centro de Apoio ao Sem Abrigo (IPSS).

Parque Verde do Mondego
16h00 – Na biblioteca de jardim “Ler ao Cubo”, que abre excecionalmente as suas portas na quarta-feira, das 14h00 às 19h00, vai haver uma demonstração da execução de um postal bordado a partir de materiais reciclados. A iniciativa é dinamizada pela Chronospaper.
17h00 – No espaço envolvente do “Ler ao Cubo” decorre uma sessão de contos.

Museu Municipal de Coimbra (1 a 3 de junho)
10h00 e 14h30 – O Museu Municipal de Coimbra estende a programação para comemorar o Dia da Criança até sexta-feira, dia 3 de junho, propondo visitas encenadas e uma oficina de pintura. Entre quarta e sexta-feira, a Torre de Anto, a Torre de Almedina e o Edifício Chiado servem de cenário a visitas encenadas, cujas personagens deambularão pelos três núcleos museológicos realçando aspetos da história e da cultura locais que os espaços exibem aos seus visitantes. As visitas são dirigidas a grupos do ensino pré-escolar e do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Os mais pequenos começam o périplo na Torre de Anto, onde serão recebidos por Augusto Hilário (compositor, tocador e cantor do Fado de Coimbra), seguindo num percurso até à Torre de Almedina, onde os espera D. Sesnando Davides (governador de Coimbra no século XI), culminando a visita encenada no Edifício Chiado, com um encontro com Elisa Eugénia (figura central do “Retrato da Viscondessa de Menezes, mãe do pintor”, da Coleção Telo de Morais).

Depois da visita conduzida pelas três figuras de referência do Museu Municipal, os participantes continuam o seu circuito até ao Centro de Arte Contemporânea de Coimbra com o intuito de participarem na oficina de pintura inspirada na obra do pintor Jackson Pollock.

A participação nas ações que decorrem nos núcleos do Museu Municipal de Coimbra está sujeita a marcação prévia, através do telefone n.º 239840754 ou via e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt

Convento São Francisco
A música preenche a oferta da programação infantil no Convento São Francisco com várias performances musicais e um concerto, gratuitos, para crianças que frequentam as escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Coimbra. Os espetáculos vão estar a cargo de crianças e jovens da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC).

10h00 – “Passeios Musicais” é um espetáculo de itinerância, com início às 10h00, que vai envolver diferentes espaços do equipamento municipal. No foyer, há Música Antiga, por um Ensemble de Arcos; nos claustros do Convento, apesentam-se um Ensemble de Metais e um Ensemble de Saxofones; na Sala D. Afonso Henriques atuam os coros do 5.º e 6.º anos e um Ensemble de Cordas. Três grupos, de 50 crianças cada, assistem rotativamente às três performances. Em cada “palco”, o público recebe um instrumento e aprende um motivo rítmico que irá aplicar na música final, todos juntos, no pátio das bandeiras.

Este espetáculo, desenhado especialmente para crianças do 1.º ciclo do ensino básico, vai permitir a descoberta de diversos instrumentos musicais e respetivas sonoridades que, de forma simples, se entrelaçam numa harmoniosa convergência de timbres e estilos musicais. Paralelamente à conceção artística, associa-se à temática da poluição, assumindo um papel de consciencialização para a prática da reciclagem e da diminuição da pegada ecológica.
A iniciativa constitui uma partilha da EACMC com alunos e docentes das várias escolas do 1.º ciclo dos agrupamentos de escolas da cidade de Coimbra que conta com a colaboração do Projeto Educativo e Mediação de Públicos do Convento São Francisco.

18h30 – A Sala D. Afonso Henriques acolhe o “Concerto da Criança”, que pretende comemorar a efeméride com a presença do projeto Orquestra Geração-Coimbra e do Coro Infantil da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Um concerto feito por crianças para crianças, cuja entrada é gratuita, mediante o levantamento prévio de bilhete, até ao máximo de 2 bilhetes por pessoa, na Bilheteira do Convento São Francisco, a partir de hoje, 27 de maio, entre 15h00 e as 20h00. Não são aceites reservas e a lotação é limitada. Informações: 239857191; bilheteira@coimbraconvento.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com