Primeira Página

Conheça Coimbra através de uma caça ao tesouro. É a proposta da Explorial

António Alves | 4 meses atrás em 09-01-2024

Coimbra é a mais recente cidade do roteiro da app pioneira dedicada ao turismo local. Chama-se Explorial e promete aos inscritos na Tourgame explorar a cidade num passeio a pé autoguiado ao estilo de uma “caça ao tesouro”.

PUBLICIDADE

Presente em 15 países e com mais de 90 rotas, a startup de origem suíça transforma um percurso turístico num jogo interativo para ser vivido em grupo. Na prática, cada tourgame é uma experiência única que combina a emoção de um jogo com a descoberta cultural, proporcionando aos participantes uma forma cativante de explorar os pontos turísticos mais icónicos da cidade.

O objetivo deste projeto é oferecer experiências que envolvam, inspirem e eduquem ao mesmo tempo que fomentam o apreço pela natureza, cultura e pelos lugares mais emblemáticos do planeta.

PUBLICIDADE

Durante duas horas, apesar de não haver limite de tempo, os participantes nesta tourgame são convidados a resolver tarefas e quebra-cabeças que apenas podem ser resolvidas localmente, bem como é pedido que captem os melhores momentos em fotografia.

Na prática, os jogadores são convidados a conhecer os locais através de uma introdução que faz o contexto histórico e cultural das localizações. Depois, são desafiados a responderem a uma pergunta ou enigma para terem acesso a mais histórias ou informações sobre hábitos e costumes locais.

PUBLICIDADE

publicidade

As visitas, no caso de Coimbra, têm início no Jardim da Manga, mas porque “esta magnífica cidade é cheia de história e, simultaneamente, uma cidade repleta de muitos jovens estudantes” estão previstas passagens na Sé Velha, Igreja de Santa Cruz ou Paço das Escolas, entre outros locais de interesse turístico.

Adequado para famílias e grupos de amigos, turmas das escolas, bem como eventos de equipas e empresas, a Explorial tem um preço de 6,99 euros por pessoa. Cada elemento tem de descarregar a aplicação no telemóvel, ligação à internet durante toda a experiência e uma bateria carregada para que, dessa forma, possam “resolver puzzles interessantes, divertir-se e aprender coisas novas sobre Coimbra”.

“Quer seja com família, amigos ou com a empresa: os nossos percursos são uma experiência divertida para equipas de grupos pequenos e grandes”, garante a Explorial.

O projeto foi criado por Olivier Alther e Levin Germann. Numa viagem a Praga, os dois amigos acharam as aplicações turísticas da cidade pouco atrativas. Aliás, neste local, perceberam que gostavam dos reptos dos “escape rooms”, mas tinham a limitação de estar confinados a espaços fechados. Foi, desta forma, que surgiu a Explorial, a aplicação ´que conta já com mais de 50 mil downloads em todo o mundo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE