Saúde

Congresso de Nacional de Queimados com “REencontro” marcado para esta semana

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-06-2022

A Associação Amigos dos Queimados (AAQ), sedeada em Coimbra vai, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Queimaduras, realizar o seu XII Congresso Nacional de Queimados, no Porto, nos próximos dias 17 e 18 de Junho próximo. O encontro, que marca o regresso após dois anos de pandemia, surge numa altura em se espera que seja aprovada a instituição do Dia Nacional da Luta contra as Queimaduras a 17 de junho.

PUBLICIDADE

O último Congresso da AAQ realizou-se em Pedrógão Grande em 2018, neste mesmo dia 17 de Junho, exatamente um ano após a tragédia ocorrida nos incêndios que grassaram naquela região. A pandemia obrigou a este interregno, não nos permitindo comemorar os 25 anos de existência da Associação Amigos dos Queimados”, refere uma nota da comissão organizadora da iniciativa. “Regressamos motivados e prontos para lutar pela melhoria da prevenção, tratamento e reintegração sociolaboral das pessoas vítimas de queimaduras”, assegura o documento, assinado pelo médico Celso Cruzeiro.

Este ano, sob o lema “REencontro”, o congresso terá lugar no Porto, no Hospital da Prelada, com o apoio desta instituição e particularmente da sua Unidade de Queimados. Embora centrado no dia 17, tem início na véspera e os trabalhos prosseguem até ao dia seguinte, as sessões nestes dias terão um carácter eminentemente técnico científico relacionado com o tratamento deste tipo de patologia. Estarão representadas todas as Unidades de Queimados de Portugal e o elevado número de participantes, muitos deles referências nesta patologia, e a qualidade dos trabalhos enviados fazem antever uma excelente reunião do ponto de vista científico, descreve a organização. Contudo, não será esquecida a visão das vítimas, “fundamental para se intervir de forma correta e sustentada”, adianta Celso Cruzeiro.

PUBLICIDADE

Entre as variadas participações destaca-se o Forum da AAQ, moderado pelo jornalista José Manuel Portugal, em que diversas pessoas vítimas de queimaduras e pais de crianças, também elas vítimas, intervirão com os seus testemunhos, apontando as suas maiores dificuldades na superação do acidente. O programa do Congresso está  disponível na página da AAQ em aaq.pt .

Simultaneamente à preparação deste XII Congresso, decorreu a recolha de assinaturas para a entrega na Assembleia da República de uma petição para ser instituído o dia 17 de Junho como Dia Nacional da Luta contra as Queimaduras. “Esta petição foi já aprovada pela Comissão de Saúde e passou ao deputado relator, pelo que brevemente pensamos poder anunciar a sua aprovação – que nunca mais se esqueça a tragédia ocorrida neste dia, em 2017, e se prossigam todos os esforços para que não mais se venha a repetir”, revela a comissão organizadora. 

PUBLICIDADE

publicidade

Nascida em 1995, em Coimbra, a Associação Amigos dos Queimados (AAQ) é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), que tem como principal objetivo a prevenção das queimaduras, o tratamento das suas vítimas e a sua completa reinserção sociolaboral.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE