Confraria dos Amigos do Negalho vai ter casa nova

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 19-05-2017

 

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de protocolo para a cedência, temporária e gratuita, de um imóvel da autarquia, sito na Estrada Nova, n.º 8, em Almalaguês, à Confraria dos Amigos do Negalho e da Freguesia de Almalaguês (CANFA).

negalho

PUBLICIDADE

O espaço cedido destina-se ao funcionamento da sede social da CANFA e servirá para a realização de reuniões e atividades que contribuam para a promoção, divulgação e defesa de todos os valores culturais da freguesia de Almalaguês. O protocolo tem a duração de cinco anos, podendo ser renovado mediante solicitação da CANFA.

O pedido de cedência do imóvel foi requerido pela Junta de Freguesia de Almalaguês à CMC, com o argumento de que a CANFA necessita de um espaço para fixar a sua sede e a garantia de que a associação assumirá as obras de adaptação necessárias, sempre sob a aprovação da autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

Caso a proposta seja aprovada pelo executivo municipal, o imóvel será cedido à CANFA, como comodato, por um período de cinco anos, renovável mediante novo pedido. A associação deverá utilizar o imóvel especificamente para o fim a que se destina, assegurar todas as despesas com o consumo de água, energia elétrica, comunicações e outras, garantir a manutenção e o funcionamento do local e possuir seguros que cubram o risco de incêndio e responsabilidade civil pela utilização e pelas atividades desenvolvidas no espaço cedido.

Recordamos que a CANFA nasceu com o objetivo de fazer a promoção, divulgação e defesa dos valores culturais da freguesia de Almalaguês, designadamente o negalho. A associação promove ainda outros produtos culturais incluídos no âmbito da sua ação, sendo o seu enfoque a gastronomia, a tecelagem e a viticultura, assim como a realização de encontros de desporto e lazer, tais como o “Trail dos Negalhos – Por Terras de Almalaguês” e a “Caminhada dos Negalhos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE