Coimbra

Confraria do Arroz-Doce celebra história, sabor e inovação em Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 semanas atrás em 25-09-2025

A Confraria do Arroz-Doce celebra, no próximo dia 27 de setembro, o seu III Capítulo e o 6.º aniversário, coincidindo com o Dia Mundial do Turismo, em Coimbra, reforçando a importância da gastronomia enquanto motor de desenvolvimento turístico, cultural e económico em Portugal.

Este evento conta com o apoio institucional, e presença, da Câmara Municipal de Coimbra, e da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, ambas Confrades de Honra da Confraria do Arroz-Doce.

Programa:

PUBLICIDADE

  • 9:00: Receção e Pequeno-Almoço | Convento de São Francisco, Coimbra.
  • 10:00: Cerimónia de Entronização, aberta ao público, com oração de sapiência sobre a Doçaria de Coimbra, proferida pelo Professor Doutor João Pedro Gomes, seguida de troca de lembranças, na Sala D. Afonso Henriques, Convento de S. Francisco.
  • 12:00: Foto de Família, na escadaria do Convento, com todas as confrarias presentes.
  • 12:30: Desfile Confrádico entre o Convento e a Tertúlia d’Eventos.
  • 13:00: Almoço do III Capítulo da Confraria do Arroz-Doce | Tertúlia de Eventos.

A cerimónia contará com a presença de confrarias gastronómicas de várias regiões do país, entidades ligadas ao turismo, à cultura e ao ensino, e representantes locais, celebrando o arroz-doce com o símbolo de memória, afeto e identidade gastronómica portuguesa.

A presidente da Confraria do Arroz-Doce, Dora Caetano, com 30 anos ao serviço da formação turística, hoteleira e de restauração, destaca que “o turismo gastronómico não é apenas uma tendência, mas um pilar estratégico de Portugal, permitindo ao visitante conhecer a alma de um lugar através do que comemos, vivemos e partilhamos”.

Neste III Capítulo, a Confraria reafirma o seu compromisso em preservar, promover e valorizar o arroz-doce, ligando tradição e futuro, cultura e turismo, sabor e identidade, num evento que será também um momento de encontro e convívio entre os confrades, os parceiros e todos os que acreditam no valor do património gastronómico como instrumento de desenvolvimento local sustentável.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE