Região

Confraria admite não servir lampreia nos próximos capítulos

António Alves | 1 ano atrás em 01-04-2023

A Confraria da Lampreia de Penacova admite não servir lampreia nos próximos capítulos. A escassez deste ciclóstomo e a necessidade de voltar a repor a espécie são os motivos que podem levar os responsáveis a repensar a forma de assinalar este prato representativo do concelho.

PUBLICIDADE

Fábio Nogueira, mordomo-mor da confraria, afirmou ao Notícias de Coimbra que o encontro deste sábado esteve em risco devido à escassez de lampreias. “Felizmente, conseguimos ultrapassar esse problema, mas nos próximos temos de colocar a parte ecológica nos próximos capítulos”, disse.

As alterações climáticas e o recente desassoreamento do rio Mondego em Coimbra são as principais causas deste problema. O mordomo-mor referiu que um dos especialistas já os avisou de que “só daqui a 10 anos é que voltaremos a ter (em Penacova) o mesmo número de lampreias de há quatro anos”.

PUBLICIDADE

O 18.º Capítulo da Confraria da Lampreia de Penacova serviu para entronizar dois novos confrades – Carlos Oliveira e Armindo Fernandes – e entregar o símbolo de 20 anos de associados da confraria aos fundadores Manuel Santos Feio e Carlos Mendes.

Direto NDC com o mordomo-mor da Confraria da Lampreia de Penacova

PUBLICIDADE

publicidade

Direto NDC com o 18.º Capítulo da Confraria da Lampreia de Penacova

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE