Coimbra

Conferência sobre Gamificação no Marketing juntou especialistas no Politécnico de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-06-2021

A Gamificação no Marketing foi o mote da 2ª edição da Marketing Inov, uma conferência online e gratuita, que decorreu no passado dia 5 de junho. Organizado por estudantes do Mestrado de Marketing e Comunicação do Instituto Politécnico de Coimbra, o evento contou com a participação de oradores portugueses e brasileiros, especializados na aplicação de técnicas de Gamificação no mundo do Marketing.

PUBLICIDADE

Com mais de 150 participantes, a Marketing Inov Gamification potenciou um debate sobre o poder dos mecanismos de jogos em diversos contextos, como a educação, sustentabilidade, organizações e no consumo. A conferência contou com o contributo de Oriana Gaio (professora no Centro Universitário Uninter), Pedro Santa Clara (diretor da escola 42 Lisboa), João Dinis (Office Coordinator na Empresa Municipal de Ambiente de Cascais), Karla Menezes (Coordenadora de E-Learning) e Manuel Pimenta (CXO na Fractal Mind).

A Gamificação é uma tendência emergente no mercado, com inúmeras vantagens a nível empresarial, como o aumento do envolvimento com os públicos, da lealdade e do vínculo entre a marca e o consumidor. Manuel Pimenta reforçou ainda o papel destas mecânicas de jogos na resolução de problemas internos organizacionais, um dos pilares do trabalho da Fractal Mind, empresa de Gamificação líder em Portugal. A app CityPoints Cascais, apresentada por João Dinis, é também um exemplo de como a gamificação pode aumentar a motivação e o envolvimento, neste caso entre cidadãos e municípios.

PUBLICIDADE

Na educação, a Gamificação surge como uma forma de repensar os métodos de ensino tradicionais, ao proporcionar uma maior flexibilidade, respeito pelo ritmo de aprendizagem do aluno, bem como o aumento do envolvimento, cooperação, motivação e interesse dos estudantes. Pedro Santa Clara afirma que “a competência mais importante a desenvolver nos alunos é a capacidade de aprender a aprender”, algo potenciado pelo ensino gamificado característico da escola de programação 42 Lisboa.

A Marketing Inov é uma aposta por parte da comunidade estudantil do Politécnico de Coimbra na área da inovação. A edição deste ano teve o apoio do INOPOL – Academia de Empreendedorismo, da incubadora Instituto Pedro Nunes, do Grupo Criativa e da empresa Fractal Mind. A sessão está disponível no Youtube da Marketing Inov (https://bit.ly/2Sb2Ebe). No website do projeto poderá submeter uma sugestão para a temática da edição de 2022: http://www.marketinginov.com/conferencia2022/ .

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE