Região

Condeixa termina com sucesso projeto piloto e prepara novo tarifário de resíduos  

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-12-2021

O Município de Condeixa-a-Nova finalizou o projeto piloto europeu LIFE PAYT preparando-se para implementar em definitivo, em 2022, um novo sistema tarifário que beneficia quem recicla mais e produz menos resíduos indiferenciados para aterro.

PUBLICIDADE

“Este é o caminho a seguir face às tão ambiciosas e exigentes mudanças que se perspetivam para os municípios em tão curto espaço de tempo. Por isso, neste momento, estamos a desenvolver as diligências técnicas necessárias à implementação efetiva do sistema e da nova fatura PAYT de modo que em Condeixa se pague apenas pelos resíduos que não são reciclados, incentivando à separação e à redução de resíduos indiferenciados, promovendo desta forma uma economia circular”, revelou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Decorreu ontem a sessão final de monitorização do projeto LIFE PAYT, aprovado pela Comissão Europeia e designado “PAYT – Ferramenta para Reduzir Resíduos no Sul da Europa”, do qual o município de Condeixa-a-Nova faz parte, tendo sido realizada a visita guiada ao projeto de cada um dos municípios parceiros, nomeadamente Lisboa, Aveiro e Condeixa, além de Larnaka, no Chipre e Vrilissia, na Grécia. Seguem-se o workshop final do projeto, na Universidade de Aveiro, no dia 9 de dezembro e, no dia seguinte, a sessão de auditoria financeira.

PUBLICIDADE

publicidade

Através daquele projeto pretendeu-se demonstrar que é possível implementar um novo modelo de gestão de resíduos, assente no princípio do poluidor pagador, um sistema “Pay-As-You-Throw” em que cada um paga em função dos resíduos indiferenciados que deita fora. Com base na identificação do contentor e no volume dos resíduos recolhidos, o sistema deve ser capaz de reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados produzidos ao incentivar, através de mecanismos financeiros, a separação na origem e o aumento da quantidade dos resíduos de embalagem enviados para reciclagem.

“Considerando as metas nacionais existentes de redução da deposição de resíduos em aterro e a transformação a que atualmente se assiste neste setor dos resíduos, é fundamental mudar o atual paradigma dos sistemas de gestão de resíduos urbanos com tarifação assente no consumo de água”, sublinha Nuno Moita.

PUBLICIDADE

O edil referiu ainda que “o projeto piloto LIFE PAYT assumiu um importante papel ao iniciar em Condeixa a inversão desta tendência para um modelo baseado em princípios de sustentabilidade ambiental. Com este projeto os produtores de resíduos do setor não-doméstico que aderirem ao sistema PAYT poderão passar a pagar o serviço de resíduos de acordo com a quantidade de resíduos que produzem, ficando, portanto, subjacente que quem mais poluir, mais paga”.

Além disso, a aplicação de um sistema tarifário PAYT, permite diferenciar os que colaboram com a redução de resíduos e aumento da deposição seletiva, dos que não colaboram, compensando aqueles que se esforçam para reduzir a quantidade de resíduos que produzem, reciclando.

Assim, ainda que o projeto LIFE PAYT termine no final deste ano de 2021, o sistema PAYT vai efetivamente começar em Condeixa durante o próximo ano de 2022.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE