Região

Condeixa sensibiliza alunos para a necessidade de reduzir e reciclar os resíduos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 26-10-2021

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova promove esta semana ações de sensibilização junto dos alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico sobre a necessidade de reduzir e reciclar corretamente resíduos, informa a autarquia.

PUBLICIDADE

Nos dias 26 e 27 de outubro, no Centro Educativo e na Escola Azul, respetivamente, os alunos do 1º ciclo vão participar numa ação lúdico-pedagógica que abordará os resíduos perigosos e, em concreto, o Eco.RUPI que já está disponível no concelho de Condeixa. Trata-se de um ecoponto móvel destinado a recolher os resíduos perigosos que se desloca semanalmente pelos aglomerados do concelho. Pretende-se familiarizar os alunos das escolas de Condeixa-a-Nova com a correta utilização deste ecoponto móvel, esclarecendo quais são os resíduos perigosos que nele podem ser depositados e reforçando a importância de os separar para reciclagem.

Ao mesmo tempo, pretende-se com esta atividade alertar as crianças para a necessidade de reduzir progressivamente a quantidade de resíduos perigosos contidos nos resíduos urbanos.

PUBLICIDADE

Esta atividade irá abranger cerca de 260 alunos, em 10 sessões de 45 minutos, e conta com a colaboração da empresa Formato Verde.

No dia 29 de outubro será a vez de os alunos do 2º ciclo da EB 2,3 de Condeixa (Escola Amarela) participarem numa ação de sensibilização sobre as boas práticas de deposição de resíduos, nomeadamente ao nível da prevenção e redução da produção de resíduos e da preparação para reutilização e reciclagem.

PUBLICIDADE

publicidade

Promovida no âmbito da operação RECICLA, financiada pelo POSEUR, esta ação pretende informar e divulgar recorrerá a elementos audiovisuais para comunicar aos alunos a importância de adotar boas práticas de deposição de resíduos, recordando a importância da redução da produção dos mesmos e as regras de separação, explicando o que acontece aos resíduos depois de serem colocados no ecoponto, e salientando as vantagens da separação e da reciclagem.

Os docentes serão igualmente envolvidos nesta iniciativa, dotando-os de todos os conhecimentos necessários, de forma que perpetuem a mensagem ao longo de todo o ano letivo.

Esta atividade irá abranger cerca de 110 alunos (5 turmas), em 3 sessões de cerca de 50 minutos, e conta com a colaboração da empresa Formato Verde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE