Condeixa reforça oleões e sensibilização ambiental nas escolas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-03-2018

 

PUBLICIDADE

O município de Condeixa instalou onze novos oleões (contentores de depósito de óleos alimentares usados) e desenvolveu, em paralelo, um conjunto de sessões de sensibilização junto das crianças das escolas do 1º ciclo do ensino básico para a necessidade de proceder à separação e recolha seletiva daquele resíduo.

condeixa crianças

PUBLICIDADE

Os novos equipamentos distribuídos pelo espaço público do concelho foram adquiridos pelo município no âmbito do projeto “RECICLA”, comparticipado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito do Portugal 2020.

Esta medida tem como objetivo reforçar a rede de recolha seletiva de óleos alimentares usados, proporcionando aos munícipes uma melhor acessibilidade aos pontos de deposição.

PUBLICIDADE

publicidade

Em complemento com esta medida, o município desenvolveu nas escolas do 1º ciclo de ensino básico a campanha de sensibilização ambiental “Dar a Volta”, no âmbito do Plano de Educação Ambiental|2018.

oleões condeixa

Sob o mote “Dê a volta à questão: óleo alimentar usado deposite no oleão!”, a campanha pretendeu promover o cumprimento dos procedimentos corretos de deposição deste resíduo, nos contentores específicos para o efeito – os oleões – e, simultaneamente, fomentar a sua valorização por reciclagem, quer através da produção de biodiesel, quer pela produção caseira de velas e sabonetes artesanais.

O objetivo essencial passa por combater os efeitos nefastos do seu descarte incorreto, a nível individual e coletivo, nomeadamente o entupimento das canalizações e a contaminação da água, implicando um aumento dos custos de reparação de infraestruturas e tratamento nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

As sessões de esclarecimento, promovidas em articulação com o serviço de Educação, decorreram nas escolas do 1º ciclo do ensino básico com recurso a uma abordagem direta a este público-alvo, através de contacto pró-ativo, tendo sido distribuídos folhetos que consolidam e prolongam a mensagem veiculada, esperando-se que cheguem a familiares e amigos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE