Coimbra

Condeixa reabilita Casa dos Arcos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-11-2018

As obras de reabilitação da Casa dos Arcos, em Condeixa-a-Nova,  foram, recentemente, adjudicadas prevendo-se que a transformação daquele edifício para instalar um centro de promoção e divulgação de ideias e produtos esteja concluída dentro de um ano.

PUBLICIDADE


A Casa dos Arcos, ou Casa das Colunas como também é conhecida, na Rua da Condeixinha, encontra-se, desde há vários anos, em avançado estado de degradação e abandono, tendo a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova decidido avançar com a sua aquisição, concretizada em março último. 

“À semelhança da reabilitação da antiga casa da Quinta de São Tomé, agora convertida no Museu PO.RO.S, pretendemos que a nova Casa dos Arcos seja um equipamento de apoio à promoção da atividade cultural e turística da Região, valorizando o tecido edificado à sua volta e incentivando a reabilitação”, salienta Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
Com um orçamento de cerca de 430 mil euros e apoiada por fundos europeus, a empreitada de reabilitação daquele edifício, localizado numa das ruas mais antigas da vila, vai permitir ali instalar um centro de promoção e divulgação de ideias e produtos. 

PUBLICIDADE

“Este novo espaço será o ponto de encontro da população e visitantes, onde se dará a conhecer as ideias e produtos desenvolvidos na Fábrica Criativa, Centro de Inovação Social e Centro de co-working, dentro de uma lógica em rede. Entendemos que desta forma estaremos a contribuir para promover e potenciar o resultado das iniciativas produtivas e do ambiente urbano dinamizador da criatividade que se pretende implantar”, explica o edil Nuno Moita.

O projeto tem como principal objetivo a promoção e divulgação de ideias e produtos, desenvolvidos em torno do património cultural, natural e científico da região, contribuindo para a promoção da identidade de Condeixa, através da realização de exposições, conferências, seminários, colóquios, workshops, sessões e eventos culturais.

PUBLICIDADE

publicidade

Classificado como imóvel de interesse público desde 1974 presume-se que a Casa dos Arcos ou Casa das Colunas tenha sido construída no séc. XVI, apesar de exibir inscrição de 1652, possuindo originalmente o piso térreo mais avançado, com balcão assente sobre arcarias coberto por alpendre e suportado por colunas toscanas, características arquitetónicas que perduraram na memória coletiva e que foram inúmeras vezes retratadas em pinturas e gravuras.

A empreitada de reabilitação da Casa dos Arcos para centro de promoção e divulgação de ideias e produtos faz parte do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), que prevê um conjunto de outras intervenções, nomeadamente a reabilitação da antiga “Escola Feminina”, já concluída, a reabilitação da frente ribeirinha e da antiga fábrica “Cerâmica de Conimbriga”.

O PARU é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER com um total de investimento de 1,6 milhões de euros, em que 85% serão suportados pelo FEDER, este conjunto de ações integradas tem como objetivo a regeneração, revitalização e renovação do centro da vila, aproximando este núcleo urbano dos restantes (em particular de Condeixa-a-Velha), tornando-o mais qualificado e competitivo, capaz de alavancar o desenvolvimento do território e impulsionar o processo de regeneração do tecido económico e social do seu centro histórico.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE