Coimbra

Condeixa preparada para ajudar famílias afetadas pela Covid-19

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-05-2020

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova informou que está preparada para responder às situações de vulnerabilidade financeira que afetam muitas famílias na sequência da crise pandémica da COVID-19 que levou à paragem ou encerramento de muitas empresas.

PUBLICIDADE

“Os impactos económicos da pandemia associada à COVID-19 expuseram muitas famílias a situações de grandes dificuldades financeiras. A Câmara está em condições de assegurar apoios para ajudar os munícipes a ultrapassar este momento complicado e é importante que ninguém se sinta constrangido por pedir ajuda. Todos os pedidos serão recebidos e tratados com descrição”, assegura Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Atendendo ao aumento das situações de precariedade no emprego, com quebras no rendimento mensal dos agregados ou mesmo a perda total de rendimentos decorrente de uma situação de desemprego, a autarquia decidiu reforçar a dotação orçamental do Plano de Emergência Social e alargar o apoio que atualmente é prestado a mais famílias em situação comprovada de insuficiência financeira.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que atualmente a Câmara Municipal de Condeixa já concede um desconto de 50% na fatura da água e fornece cabazes alimentares aos alunos posicionados no escalão A da Ação Social Escolar do 1º ciclo ao ensino secundário, passando a alargar aquele apoio aos alunos do escalão B. Simultaneamente, a entrega de bens de primeira necessidade, a par de outros apoios, será alargada a outras famílias que se encontrem em dificuldades financeiras.

Os pedidos de apoio devem ser dirigidos ao Serviço de Ação Social e Saúde (SASS) da Câmara de Condeixa, através dos números 239 940 142, 964 563 540 ou do email accao_social@cm-condeixa.pt, a quem compete ainda realizar a comprovação de necessidades. O processo conta com a colaboração dos presidentes das Juntas de Freguesia.

Em breve, a autarquia de Condeixa apresentará outras medidas específicas de apoio aos desempregados através do Gabinete de Inserção Profissional (GIP). “Estamos a preparar antecipadamente uma resposta ao previsível aumento do desemprego que, à data de hoje, regista no concelho uma taxa de 13% comparada com os cerca de 5% sinalizados antes do início da pandemia”, revela ainda o presidente da Câmara.

O autarca, Nuno Moita, agradece ainda a iniciativa da sociedade civil que, sob as mais diversas formas e num momento particularmente difícil para todos, se tem envolvido em ações de solidariedade e voluntariado.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE