Até 24 de julho o centro da vila de Condeixa transforma-se no coração das festas de Santa Cristina, acolhendo milhares de visitantes com um programa de entrada livre.
No certame encontramos o stand de Inaia Aguiar que é a mentora do projeto Penina que iniciou em outubro, apesar de ser licenciada na área da educação. O objetivo desta mulher brasileira é que as joias contam a sua história com elegância e propósito.
PUBLICIDADE
Inaia, natural do Brasil e residente em Portugal há quatro anos, trocou a carreira na educação infantil pela paixão de longa data pelos acessórios. “Sempre gostei muito de acessórios e já vinha um bocado cansada da educação. É um trabalho gratificante, mas no Brasil não era muito valorizado”, explica. A mudança para Portugal foi também uma oportunidade para recomeçar. “Quando vim para cá, já trouxe a ideia de criar algo diferente.”
Assim nasceu a Penina, uma marca que se apresenta com uma proposta clara: joias em aço inoxidável, todas banhadas a ouro de 18 quilates, resistentes à água e ao suor. “São feitas para durar e para acompanhar quem as usa no dia a dia, sem precisar gastar uma fortuna”, sublinha.
É a primeira vez que Inaia participa nas Festas de Santa Cristina, e o balanço é positivo. “Está a correr muito bem, há muito movimento, muita gente bonita a visitar-nos. As pessoas perguntam sobretudo pelo material, querem saber se as peças mantêm a cor e se podem usá-las sem tirar. É isso que procuramos oferecer: praticidade e beleza numa só peça.”
Com vinte artistas distribuídos por dois palcos, 40 expositores e oito tasquinhas, o evento promove o que de melhor se faz no concelho.
A animação musical arrancou esta sexta-feira, com atuações no palco principal de Nena às 22:30, Easy Loop à meia-noite e DJ Pedro Braga pelas 2:00. Esta noite, o palco principal recebe Ivandro às 22:30, a banda #The 80’s à meia-noite e DJ Rob Duartez às 02:00. No mesmo dia, no palco Tasquinhas, atuam os Low Kost à meia-noite.
O domingo é dedicado ao fado, com Sara Correia a subir ao palco principal às 22:30 e Sara Ribeiro à meia-noite. Nas tasquinhas, Tó Miau e Amigos animam o público também à meia-noite.
Na segunda-feira, é a vez de Plutónio atuar às 22:30, seguido de Sede Bandida à meia-noite, no palco principal. O palco Tasquinhas recebe Ruy Sylva and Friends à mesma hora.
Na terça-feira, o espetáculo continua com a banda Para Sempre Marco às 22:30 e Dexys à meia-noite, no palco principal, enquanto o Duo Onda Musical atua no palco Tasquinhas, também à meia-noite.
Na quarta-feira, véspera de feriado, sobem ao palco principal Soraia Cardoso às 22:30 e Ruizinho de Penacova à meia-noite. O certame encerra a programação musical do dia com Dream On, no palco Tasquinhas, à meia-noite.
Na quinta-feira, dia 24 de julho, não se realizam concertos. Nesse dia, pelas 18:00, sai da Igreja Paroquial de Condeixa a procissão em honra de Santa Cristina, momento tradicional e simbólico das festividades.
No âmbito das festividades, realiza-se também, no sábado, a 43.ª edição do Festival de Folclore Nacional do Grupo Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Condeixa, com início às 19:30.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE