Coimbra

Condeixa participa em projeto de promoção da atividade física  

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-02-2019

Condeixa-a-Nova foi um dos municípios que integram o Projeto Piloto do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), através da participação em consultas de atividade física dirigidas a pessoas com diabetes ou depressão, a realizar no Centro de Saúde.

PUBLICIDADE

A existência prévia de programas de atividade física dirigidos à comunidade, sendo Condeixa pioneiro e promotor de várias iniciativas, e a disponibilização, por parte da autarquia, de dois profissionais de exercício físico que ficarão responsáveis pelo aconselhamento nas consultas foram determinantes para a implementação deste projeto-piloto, que é da responsabilidade do Centro de Saúde de Condeixa em articulação com o município.

“A atividade física é fundamental para a qualidade de vida e saúde de toda a população e, nesse sentido, temos sido pioneiros na promoção de muitos programas dirigidos a diferentes faixas etárias. A participação neste projeto piloto nacional será uma forma de reforçar a integração da promoção da atividade física nos cuidados do Serviço Nacional de Saúde”, destaca Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

PUBLICIDADE

A implementação deste projeto-piloto em Condeixa decorrerá ao longo de doze meses e visa avaliar o impacto da atividade física no tratamento de pessoas com diabetes e depressão.

Os projetos-piloto de promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde (SNS), têm como objetivo principal avaliar, em contexto real, a efetividade em ganhos em saúde e o respetivo custo-efetividade, com previsão do impacto destas medidas na sustentabilidade financeira do SNS, de um novo modelo nacional de promoção de atividade física.

PUBLICIDADE

publicidade

Através destes projetos-piloto de Promoção da Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde será testado, além do aconselhamento breve, um modelo de consulta multidisciplinar de prescrição de atividade física e a articulação com os recursos existentes na comunidade.

Com este projeto, para além da oferta das aulas de preparação para o parto aos casais grávidos do concelho, o Município continua a apostar nas melhorias das condições de saúde dos condeixenses.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE