Condeixa-a-Nova com orçamento de 17 Milhões aposta na regeneração urbana e saneamento

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-01-2018

O saneamento básico e a regeneração urbana são as grandes apostas do orçamento municipal de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, cujo valor atinge os 16,8 milhões de euros, mais 3,9 milhões em relação a 2017, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

condeixa

“A subida do valor do orçamento em relação a 2017 resulta da excelente capacidade do município em captar fundos comunitários, em particular no que se refere ao saneamento básico e ao Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU)”, salientou o presidente da autarquia, Nuno Moita (PS), citado num comunicado do município.

PUBLICIDADE

Segundo o autarca, o aumento de verbas nestas áreas vai permitir dotar o concelho “de cerca de 95% de cobertura de saneamento e transformar Condeixa-a-Nova, criando condições para o desenvolvimento de um dos seus produtos tradicionais – a cerâmica, com a criação do centro de desenvolvimento cerâmico e ‘hub’ de indústrias criativas”.

Nuno Moita considera que a aposta no desenvolvimento da indústria da cerâmica “vem complementar o centro de ‘coworking’ turístico que se encontra quase concluído e que nasceu de uma parceria entre o Turismo de Portugal, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e a Câmara de Condeixa-a-Nova”.

PUBLICIDADE

publicidade

A maior fatia do orçamento para 2018 está assim destinada ao eixo estratégico “Coesão Territorial”, nomeadamente às áreas do “Ambiente e Sustentabilidade” e “Desenvolvimento Urbano – Águas, Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos”, representando um peso de quase 60% do total dos montantes previstos.

“Apesar dos custos de desenvolvimento de boas práticas ambientais, é dada prioridade a estas políticas, através do incremento de medidas de eficiência energética, do aumento da cobertura da rede de saneamento no concelho para 95% (através da execução das candidaturas já aprovadas, num investimento de 2,8 milhões de euros cofinanciados em cerca de 80% pelo POSEUR) e do alargamento da base territorial de incidência das medidas de melhoria das acessibilidades a peões”, lê-se no comunicado.

Salientando que se encontra praticamente concluído o ciclo de construção dos grandes equipamentos coletivos de âmbito municipal, o presidente da Câmara antecipa que “será possível dinamizar um programa de intervenções ao nível das aldeias e freguesias, valorizando-as e requalificando-as”.

A intenção do executivo de Nuno Moita é promover medidas de estímulo à fixação de população nas aldeias “por via da criação de incentivos à recuperação de edifícios, nomeadamente através da delimitação de Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), executar o Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) com o objetivo de (re)centrar Condeixa, melhorar o ambiente urbano e potenciar o desenvolvimento económico”.

O orçamento municipal de Condeixa-a-Nova foi aprovado pela Assembleia Municipal com os votos favoráveis do PS e da CDU e as abstenções do PSD e do Bloco de Esquerda.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE