Coimbra

Condeixa investe um milhão de euros na Educação

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 17-09-2016

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova investe, este ano letivo, perto de um milhão de euros na Educação, o que representa o maior investimento de sempre naquele setor.

unnamed-5

PUBLICIDADE

publicidade

Entre as principais medidas está uma de caráter diferenciador como a introdução, pela primeira vez, de sessões de terapia da fala no pré-escolar e 1º ciclo, além da oferta de manuais e materiais escolares a todos os alunos do 1º ciclo, do ensino de Inglês aos alunos do pré-escolar e dos transportes e refeições escolares.

“Com esta aposta inequívoca na Educação e na formação do nosso futuro pretendemos continuar a promover no nosso concelho uma escola pública de excelência, criando mais e melhores condições para a igualdade de acesso à educação”, sublinha Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

O autarca vinca a importância de uma oferta de ensino de qualidade, com escolas dotadas de boas condições físicas mas, sobretudo, com uma visão integrada e integradora, garantindo, com equidade, as melhores ferramentas para o bom desempenho dos seus alunos.

“A aposta na Educação como vector de desenvolvimento tem que ser encarada à luz das novas exigências. Mais importante do que erguer novos muros de betão importa derrubar as barreiras que entravam o sucesso educativo e enriquecer os instrumentos de formação das próximas gerações”, acrescentou o autarca.

Uma das medidas previstas prende-se com o acompanhamento das crianças com necessidades de terapia da fala, que passam a ter sessões gratuitas no pré-escolar e 1º ciclo. Trata-se de uma iniciativa diferenciadora que estreia este ano letivo e que tem uma despesa estimada de 70.300 euros. É reconhecida a importância de identificar precocemente as capacidades linguísticas da criança com objectivo de detetar a existência de atrasos linguísticos que podem interferir com a aprendizagem e levar ao fracasso escolar. Nesse sentido, este projeto surge da necessidade de dotar as escolas e jardins de infância de uma equipa técnica que garanta uma resposta complementar diferenciada a determinadas necessidades específicas das crianças e alunos.

Outra das medidas, porventura uma das mais importantes no arranque de cada ano lectivo, é a oferta de manuais e de material escolar, correspondente a um investimento de 39.700 euros e que permite aliviar a carga financeira das famílias com filhos.

Desde o ano lectivo 2014/2015 que a autarquia oferece todos os livros a todas as crianças do 1º Ciclo através de um vale a descontar no Comércio Local, assim como um vale para aquisição de material escolar aos alunos dos escalões A e B, de acordo com a legislação em vigor. Este ano a autarquia decidiu alargar a oferta de um vale para compra de material escolar a todos os alunos do 1º Ciclo que frequentam o Agrupamento de Escolas de Condeixa. O valor da oferta corresponde a 15 euros para os alunos pertencentes ao escalão A, 10 euros para os alunos do escalão B e 5 euros para os restantes alunos. Além disso, os alunos do 1º ano que beneficiaram da oferta dos manuais do Governo receberam ainda da Câmara Municipal de Condeixa os livros de exercícios, que ficaram de fora da medida governamental.

Contudo, o investimento na Educação por parte da autarquia é distribuído por outras áreas de particular relevância para a formação do futuro das crianças de Condeixa. Uma delas é o ensino do Inglês a todos os alunos do pré-escolar e que representa um investimento 34.800 euros. Este projeto “Vamos aprender Inglês” foi lançado, com grande sucesso, no ano letivo anterior nos jardins-de-Infância do concelho, durante o período de prolongamento de horário, sendo reconhecidas as vantagens do contacto precoce destas crianças com uma língua estrangeira.

Neste plano de investimentos de quase 1 milhão de euros para o setor da Educação não estão consideradas as obras de edificação, recuperação e requalificação do parque escolar do concelho que estão em permanente execução. “O grande objectivo da Autarquia é oferecer as melhores condições físicas às nossas escolas para que os alunos possam usufruir delas e terem um ensino de qualidade ajustado aos atuais padrões de exigência educativa. Sabemos que as infraestruturas escolares do pré-escolar e 1º ciclo carecem de ‘cuidados continuados’ no que se refere à sua manutenção e requalificação e o objectivo do actual Executivo é dar continuidade aos planos de intervenção desenvolvidos nos anos anteriores”, assume o edil Nuno Moita.

Além da oferta de manuais escolares, material escolar, aulas gratuitas de Inglês e sessões de terapia da fala, este plano de investimentos contempla ainda as habituais competências legais como o apoio nas refeições escolares, transportes escolares e actividades de animação e apoio à família.

Uma das áreas de maior impacto orçamental relaciona-se com as refeições escolares, com um peso de 327.500 euros. Segue-se a dos transportes escolares, orçados em cerca de 122 mil euros, contemplando a comparticipação de passes escolares, transportes camarários e comparticipação de um novo circuito de transportes públicos com a empresa Trandev com horários mais ajustados às reais necessidades de mobilidade dos seus munícipes, designadamente à população escolar.

Há ainda a considerar o investimento em Atividades de Acompanhamento e Apoio à Família (56.800 euros), Vigilantes dos transportes escolares (45 mil euros), Funcionárias de apoio às refeições escolares (18.500 euros), Programas de Férias (Escola de verão Júnior da ESEC e Universidade de verão da Universidade de Coimbra), no valor de 6 mil euros, Material didáctico, material de limpeza e diversas manutenções e reparações (57 mil euros), entre outros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE