Coimbra

Condeixa comemora aniversário de Fernando Namora

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 14-04-2016

Sexta-feira, 15 de abril, dia de nascimento de Fernando Namora, será comemorado o seu 97º Aniversário em Condeixa-a-Nova, zona onde nasceu e persevera a sua Casa-Museu.

PUBLICIDADE

bbab1e6b-18f7-47ea-8a16-842f80ab9a42

Inaugurada a 30 de Junho de 1990, a Casa-Museu Fernando Namora visa reverberar o nome e a obra; dessa data até hoje, vários foram os encontros e as ocasiões de festa a ele e a ela associados. Todavia, a data do seu nascimento tem sido geralmente mote para reflexão e homenagem reflectidas.

PUBLICIDADE

Assim, este ano, à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a que está afecta a Casa-Museu, alia-se a Sociedade Portuguesa dos Escritores e Artistas Médicos – SOPEAM, de que Fernando Namora foi co-fundador, e, durante três dias, comemora o 97º Aniversário do escritor, poeta e pintor.

15 de Abril, sexta-feira, pelas 18h00: sessão de boas-vindas no Salão Nobre da Câmara Municipal; oferta de livros à Biblioteca Municipal pelos sócios da SOPEAM; visita guiada à Casa-Museu Fernando Namora; descerramento da placa de homenagem a Fernando Namora; apresentação de um retrato de Fernando Namora e comentário por parte do autor.

PUBLICIDADE

publicidade

16 de Abril, sábado, entre as 9h30 e as 13h00, na Pousada de Condeixa: programa de conferências subordinado ao tema “A Narrativa e a Poesia em Fernando Namora”. Com a seguinte composição: “Fernando Namora – Uma Abordagem”, por José Manuel Mendes – Presidente da Associação Portuguesa de Escritores”; “Fernando Namora e a Narrativa em Medicina”, por J. Simões Fernandes; “Crescer em Condeixa com Fernando Namora”, por Miguel Pessoa. Pela noite, e no mesmo local, concretamente às 20h30, um Jantar Namoreano, cuja ementa evocará os lugares onde Fernando Namora viveu e trabalhou, sendo comentada por Paulo Archer de Carvalho; comporta ainda uma componente cultural, através da leitura de excertos de textos e de poesias da obra de Fernando Namora, bem como um momento musical.

17 de Abril, entre as 10h00 e as 12h00, na Pousada de Condeixa: novo programa de conferências subordinado ao tema “A Arte em Fernando Namora”. Com a composição de que se dá notícia: “Desenho e Pintura de Fernando Namora”, por Miguel Namora Barros e Sofia Namora Barros; “Desenhos: Gestos, Lazer e Espaços – Raiz de Futuros”, por João Pocinho; “Clássicos e Cárceres”, por Luís Lourenço; “Entre giestas, ruas e retratos: da penumbra”, por Cláudia Ferreira.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE