Coimbra

Condeixa celebra novo ano escolar com pais, professores e funcionários

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-09-2018

 

PUBLICIDADE

O município de Condeixa-a-Nova promoveu uma jornada de receção e boas vindas aos professores, funcionários e encarregados de educação, com a realização de uma caminhada, palestra, largada de parapente e sessões de cinema.

PUBLICIDADE

“Para muitos pais e professores é o primeiro contato que têm com a comunidade do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. É um momento que se reveste de grande importância para que todos os atores da Educação se conheçam e possam trabalhar em estreia parceria e cooperação para atingir os melhores resultados educativos”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa.

O edil recorda que a Educação “é dos setores onde o município mais investe”, com uma dotação superior a um milhão de euros, verba distribuída através da oferta de livros de atividades e material escolar aos alunos do 1º ciclo, do ensino do Inglês no pré-escolar, de sessões de terapia da fala, além de transportes e refeições escolares.

PUBLICIDADE

publicidade

Dirigido aos professores, técnicos de ação educativa e manutenção, pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, o programa de boas vindas ao novo ano letivo 2018/2019 teve início pelas 9h30 na Escola Fernando Namora, onde foi recordado o centenário do nascimento do escritor, que se comemora no próximo ano.

De seguida, os participantes partiram num autocarro até à aldeia do Poço das Casas (Condeixa-a-Velha), onde teve lugar uma demonstração de voo em parapente com lançamento do Monte de Pega – Povoa de Pegas, a 328 metros de altitude.

Divididos por turmas, pais professores e funcionários foram convidados a assistir a sessões de cinema em espaços não convencionais, com a exibição de películas como “Retalhos da Vida de um Médico”, série baseada na obra de Fernando Namora ou “Aspetos da apanha da azeitona em Conimbriga e no Alentejo”, um documentário de 1939 realizado no ano da descoberta da Casa dos Repuxos, obra-prima da arquitetura e dos mosaicos romanos em Portugal, onde se retrata a marcha dos trabalhos realizados em Conimbriga, entre 1930 e 1944, sob a coordenação do arqueólogo Vergílio Correia.

Pelas 11h30 começou o passeio pelo Caminho de Santiago – Vale do rio dos Mouros, entre o Poço das Casas (Capela de São Cristóvão) e a Ponte Filipina.

Ainda antes do almoço convívio na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa do Zambujal – Antiga Escola, após a chegada ao Zambujal, houve uma visita à Igreja Matriz, seguindo-se de uma palestra, no Salão da Junta de Freguesia, sob título “De mãos dadas”, por Ana Paula Cordeiro, da Unidade de Saúde Fernando Namora.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE