Região

Condeixa aprova reduções do IMI a famílias com filhos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-09-2021

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova aprovou esta quarta feira a manutenção da taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) a cobrar em 2022 no valor mínimo de 0,3% mas as famílias com filhos terão ainda deduções de até 70 euros sobre este valor, em função do número de filhos.

PUBLICIDADE

“Com a manutenção da taxa mínima do IMI nos 0,3% a Câmara de Condeixa está a abdicar de uma receita de cerca de 800 mil euros que ficam do lado dos condeixenses, com o objetivo de manter uma política fiscal socialmente atrativa no nosso concelho e beneficiando as famílias com maior número de filhos. É uma forma de equilibrar o orçamento destas famílias que mais contribuem para o aumento e rejuvenescimento da nossa população”, justificou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O edil estima que só esta medida de discriminação positiva das famílias com filhos implique uma perda de receita na ordem dos 55 mil euros, beneficiando, em contrapartida, 1897 famílias com filhos residentes no concelho de Condeixa, que pagarão menos de IMI em 2022.

PUBLICIDADE

A proposta prevê uma redução fixa de 70 euros a aplicar em 2022 às famílias com 3 ou mais filhos (69 famílias reúnem condições), de 40 euros às famílias com dois dependentes (711 famílias) e de 20 euros aos agregados (1117) com um filho. Estas deduções aplicam-se sobre o valor a pagar de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), que já se encontra fixado na taxa legal mínima, de 0,3%.

Esta redução assenta apenas sobre imóveis destinados a habitação própria e permanente coincidente com o domicílio fiscal do proprietário.

PUBLICIDADE

publicidade

Na reunião do executivo decorrida esta quarta feira foi ainda aprovada uma minoração do IMI de 20% do valor da taxa a aplicar nos prédios localizados nas freguesias de Vila Seca e Bendafé, Furadouro e Zambujal, como medida de incentivo à construção de habitação própria naquelas freguesias do concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE