Região

Condeixa apoiou 63 estudantes universitários com bolsas de 46 mil euros

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-06-2021

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova atribuiu 63 bolsas de estudo a estudantes universitários residentes em Condeixa em situação de carência financeira, num montante global de 46.200 euros.

PUBLICIDADE

As Bolsas de Estudo Fernando Namora destinam-se a apoiar o prosseguimento dos estudos a estudantes economicamente carenciados e com aproveitamento escolar que, por falta de meios, se veem impossibilitados de o fazer, com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino e incentivar os jovens a prosseguir os estudos para além do ensino secundário.

“A atribuição de auxílios económicos a estudantes tem uma importância decisiva no combate às desigualdades económicas e sociais, muitas vezes obstáculo ao prosseguimento de estudos. É uma medida que implementámos em 2014 e que já ajudou alguns dos nossos licenciados a concluírem os seus estudos”, sublinha Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

PUBLICIDADE

Em comparação com o ano letivo anterior, em que foram atribuídas 54 bolsas de estudo, perfazendo um total de 33.400 euros do orçamento da Câmara Municipal de Condeixa, o município apoiou neste ano 2020/2021 mais nove candidatos, num montante global que ascende a 46.200 euros.

As candidaturas às Bolsas de Estudo Fernando Namora foram entregues durante o mês de dezembro de 2020, tendo sido já efetuado o pagamento da primeira tranche aos candidatos apurados.

PUBLICIDADE

publicidade

O valor máximo a atribuir a cada aluno é de mil euros, ao qual é descontado metade do valor de outras bolsas de estudo que o candidato eventualmente receba. O valor da bolsa é pago em três prestações, a última das quais após o cumprimento das horas de voluntariado previstas no regulamento disponível no site do município.

Podem concorrer às Bolsas de Estudo Fernando Namora, cujo período de candidaturas decorre habitualmente em dezembro, os estudantes residentes há mais de um ano no concelho de Condeixa que ingressem ou frequentem, no ano letivo em que concorrem, curso de ensino superior (licenciatura ou mestrado) ou curso de especialização tecnológica (que confira grau de formação nível 5) em estabelecimentos de formação pós-secundários públicos, particulares ou cooperativos devidamente homologados pela entidade competente para o efeito.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE