Coimbra

Condeixa apoia 62 munícipes na compra de medicamentos  

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-08-2019

 

PUBLICIDADE

Sessenta e dois munícipes de Condeixa receberam, entre janeiro e julho deste ano, apoio para a compra de medicamentos, no âmbito do Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento, resultado de um protocolo entre a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e a Associação Dignitude, com a adesão das farmácias do concelho.

“As despesas com medicamentos representam, em muitas situações, uma parte muito significativa do rendimento familiar, em particular nos casos dos idosos que se vêm confrontados com enormes dificuldades para garantir a compra dos medicamentos de que necessitam. Foi a pensar neles que, em boa hora, iniciámos este programa que pretende garantir que ninguém fica sem assistência medicamentosa por falta de recursos financeiros”, destaca Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

PUBLICIDADE

publicidade

O Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento tem como objetivo garantir o acesso a medicamentos por parte de munícipes que se encontrem numa situação de vulnerabilidade socioeconómica e que os impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.

Como condições de recurso, são aplicadas as mesmas condições do Programa de Emergência Social do município de Condeixa-a-Nova, a fim de abranger os agregados familiares socialmente vulneráveis e cuja situação seja enquadrável no Programa ABEM, não podendo a capitação do rendimento per capita ultrapassar 70% do IAS (Indexante de Apoios Sociais), equivalente a 305,032 euros.

PUBLICIDADE

O cartão ABEM tem validade de um ano, sendo renovado anualmente caso as condições de recurso se mantenham, devendo para tal os interessados recorrerem ao Serviço de Ação Social da Câmara de Condeixa. Refira-se, ainda, que as candidaturas podem ser efetuadas ao longo do ano.

O protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Condeixa e a Associação Dignitude para concretização do Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento foi assinado no passado dia 25 de outubro de 2018, tendo todas as farmácias do concelho de Condeixa-a-Nova aderido a este programa.

De referir que a autarquia comparticipa para o fundo ABEM com 100 euros anuais por munícipe registado na Rede Solidária ABEM.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE