Região

Condeixa acolhe refugiados junto de familiares e em centro temporário

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-04-2022

O município de Condeixa-a-Nova já recebeu 32 refugiados ucranianos desde o início da invasão russa da Ucrânia, na sua maioria instalados em casa de familiares residentes no concelho.

PUBLICIDADE

“Três deles foram acolhidos num centro de acolhimento temporário”, informou hoje em comunicado a Câmara Municipal, presidida por Nuno Moita da Costa.

Do grupo de 29 cidadãos acolhidos por familiares, “treze são crianças e jovens que (…) já foram integrados em equipamentos escolares”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O município de Condeixa entende disponibilizar a sua solidariedade (…) oferecendo apoio em três fases: no acolhimento, na legalização e na integração profissional e nas escolas”, afirma Nuno Moita da Costa.

Citado na nota, o autarca adianta que, “dentro de dias, terá início um curso, em Condeixa, de aprendizagem da língua portuguesa, em articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)”.

PUBLICIDADE

A Câmara de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, “disponibiliza um centro de acolhimento de emergência temporário, no espaço da antiga escola de Bruscos, para deslocados da guerra na Ucrânia que venham para o concelho e que possam desta forma encontrar (…) um local seguro e acolhedor”.

O centro “tem capacidade para receber 16 pessoas, incluindo recém-nascidos, tendo o alojamento sido apetrechado com o apoio” da empresa local Dominó – Indústrias Cerâmicas.

“Além das camas, o espaço dispõe de acesso à internet e televisão, cozinha equipada e bens de primeira necessidade não perecíveis”, segundo a autarquia.

Neste centro de acolhimento, “encontram-se já três cidadãos deslocados da Ucrânia, encaminhados pelo Alto Comissariado para as Migrações, dos quais dois com nacionalidade indiana e um com nacionalidade ucraniana, tendo sido já realizados todos os procedimentos legais”.

“As refeições (…) estão a ser asseguradas pela Santa Casa da Misericórdia, os cuidados de higiene pessoal fornecidos pelo município e o plano de vacinação garantido pelo Centro de Saúde”, enquanto a integração na comunidade “está a ser acompanhada por uma ucraniana voluntária”.

“O município de Condeixa compromete-se ainda a integrar refugiados através da medida Contrato Emprego Inserção Mais (CEI+), especificamente cidadãos ucranianos que estão a beneficiar de proteção temporária no trabalho”, de acordo com a nota.

As empresas que pretendam empregar estas pessoas “devem registar-se na plataforma de recolha de ofertas de emprego, criada pelo IEFP”: https://www.iefp.pt/portugal-for-ukraine?tab=contratar-cidadaos-ucranianos.

Podem ainda contactar o Gabinete de Inserção Profissional de Condeixa, através do telefone 239249427 ou do e-mail gip.condeixa@cm-condeixa.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE