Região

Condeixa-a-Nova vai alargar benefícios sociais aos bombeiros voluntários

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 02-12-2021

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova vai alargar os benefícios sociais concedidos aos bombeiros voluntários, nomeadamente o reembolso de 50% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e da tarifa de consumo de água e saneamento.

PUBLICIDADE

“Como sinal de reconhecimento público, e como forma até de incentivo à captação de novos elementos, a Câmara Municipal de Condeixa está a ultimar o regulamento que estabelece um alargamento dos benefícios sociais concedidos pelo município desde 2016 a todos os bombeiros voluntários”, disse, citado numa nota de imprensa, o presidente da Câmara, Nuno Moita.

Os bombeiros voluntários vão ter direito ao reembolso de 50% da taxa do IMI, até ao máximo de 500 euros, ao reembolso de 50% do valor da tarifa doméstica de consumo de água, de saneamento e de resíduos urbanos, e a isenção do pagamento de ramal de ligação à rede pública.

PUBLICIDADE

Brevemente, os bombeiros voluntários de Condeixa-a-Nova e os seus agregados familiares vão ter também direito a apoio psicológico em situações de especial complexidade.

O presidente do município recorda que se encontra em vigor um programa de bolsas estudo para os bombeiros voluntários que frequentam o ensino superior, no valor de 500 euros.

PUBLICIDADE

A autarquia já atribuiu “um conjunto de bolsas no valor 9 mil euros, entre 2018 e 2021”, refere aquele município do distrito de Coimbra.

Um seguro de acidentes pessoais, gerido pela Câmara, e o acesso gratuito a equipamentos municipais desportivos e culturais e aos transportes urbanos da UrbCondeixa são outros dos benefícios já existentes que se manterão no regulamento que se encontra em fase de aprovação.

A autarquia revelou ainda que, em aditamento aos protocolos vigentes entre o município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, será concedido em 2022 um apoio suplementar de 25 mil euros para financiamento das alterações necessárias ao projeto do novo quartel.

No próximo ano, será ainda concedido um investimento no valor de 50 mil euros, destinados à aquisição de equipamento de proteção aos bombeiros, dando cumprimento à execução de uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Condeixa realizado neste ano de 2021.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE