Região

Condeixa-a-Nova tem Centro Municipal de Compostagem de Resíduos Verdes

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-10-2021

Decorrente da estratégia municipal para a gestão de resíduos urbanos Condeixa-a-Nova dispõe já de Centro Municipal de Compostagem de Resíduos Verdes. Instalado no Horto Municipal, este novo equipamento tem como principal objetivo tratar os resíduos verdes de jardim, transformando-os num fertilizante natural (composto), através de um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica denominado compostagem. O composto é posteriormente aplicado nos jardins e espaços verdes do município. Desta forma, além de se reduzir a quantidade de resíduos depositados em aterro diminui-se também a utilização de fertilizantes químicos.

PUBLICIDADE

Os resíduos verdes encaminhados para o Centro Municipal de Compostagem são os provenientes das limpezas dos espaços verdes municipais e, de há um mês para cá, também os das manutenções dos jardins privados os quais podem ser diretamente entregues no local, até ao limite de 2m3 por produtor por mês. O Centro Municipal de Compostagem abre ao público às 2ª e 5ª feiras de manhã, entre as 8h30 e as 12h00. Os resíduos entregues aí deverão ter as dimensões definidas de acordo com a sua tipologia: ramos e ramagens de árvores com o máximo 2 metros de comprimento e 20 cm diâmetro e troncos com comprimento máximo de 50 cm se diâmetro superior a 20 cm.

Em complemento ao Centro Municipal de Compostagem, e alinhado com a estratégia aprovada para a Recolha Seletiva de Biorresíduos, o município de Condeixa-a-Nova tem também disponível um novo Serviço de Recolha Seletiva de Resíduos Verdes, que visa retirar do contentor de lixo comum os biorresíduos de jardim como ramos e ramagens de pequeno e médio porte provenientes de árvores e arbustos, aparas de sebes e relva, e, encaminhá-los para produção de composto. 

PUBLICIDADE

Este novo serviço de recolha dedicada, realiza-se à 3ª feira pelos serviços da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos e operacionaliza-se a pedido, à semelhança do serviço de recolha de Monos, já existente há vários anos. Assim, pode-se requerer este serviço por telefone (nº verde 800 205 983), por requerimento disponível no site do município ou presencialmente na Câmara Municipal e será posteriormente contactado para agendar o dia, hora e local. Os resíduos devem ser devidamente acondicionados e colocados em local acessível à viatura municipal de recolha, no dia agendado. O serviço de recolha de resíduos verdes é gratuito, para clientes domésticos e para quantidades inferiores a 1m3/mês.

Com o correto encaminhamento dos resíduos verdes, quer seja através do Serviço de recolha seletiva de resíduos verdes ou da entrega no Centro Municipal de Compostagem, os munícipes podem valorizar e reutilizar os resíduos que produzem nos seus jardins e assim contribuir para a transição para uma economia mais circular. 

PUBLICIDADE

Estas duas recentes valências do município de Condeixa-a-Nova contaram com a comparticipação do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito das operações ‘Recicla’ e `Biorresíduos com Valor`, e pretendem melhorar a capacidade de resposta do município ao desafio imposto pela União Europeia de se iniciar a recolha seletiva de biorresíduos até 2023. O

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE