Coimbra

Condeixa-a-Nova promove recriação romana nas ruínas de Conímbriga

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 16-06-2014

O município de Condeixa-a-Nova promove no domingo um dos maiores eventos de recriação histórica da vida romana realizado em Portugal, nas ruínas de Conímbriga, classificadas como Monumento Nacional.

PUBLICIDADE

Intitulado de “Condeixa – O Vislumbre de um Império”, o evento vai contar com cerca de 200 figurantes, 16 grupos de animação, “a maior legião de romanos militares em iniciativas desta natureza e a maior demonstração de falcoaria de sempre, com demonstração de voos de águias”, ave que na simbologia romana significa a coragem e o poder.

A recreação da vida dos romanos inclui lutas de gladiadores, cortejo imperial, mercado, danças exóticas, música, acampamento de legionários, artífices ao vivo, representações teatrais e um mercado com ofícios romanos ao vivo, desde ferreiro, tecedeira, carpinteiro, pedreiro, boticário, cinzelador e malheiro.

PUBLICIDADE

As atividades vão distribuir-se pelos diferentes espaços das ruínas de Conímbriga, nomeadamente pelas Termas do Aqueduto, Termas Sul e a Casa dos Repuxos, pavimentada com mosaicos e com um jardim central onde se conserva um sistema de canalizações com mais de 500 repuxos.

“Condeixa – O Vislumbre de um Império” inclui ainda dois espetáculos: “Circus Ludi Gladiatori”, às 16:00, e “Pugnati Coninbriguis”, às 21:00 horas, que recriam duelos entre gladiadores, protagonizados por lutadores escravos, um dos entretenimentos preferidos dos romanos.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o município de Condeixa-a-Nova, este evento pretende “afirmar-se como uma referência nacional”.

Situada junto à sede do concelho, Conímbriga foi à época da invasão romana da Península Ibérica a principal cidade do Conventus Scallabitanus, província romana da Lusitânia.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE