Região

Condeixa-a-Nova investe mais de 2 milhões na modernização do Centro de Saúde

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 mês atrás em 19-06-2024

Imagem: USF Condeixa/ Facebook

O município de Condeixa-a-Nova vai investir mais de dois milhões de euros (ME) na requalificação do Centro de Saúde, devendo as obras ser concluídas antes do final do primeiro semestre de 2026.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara Municipal informou que a empreitada representa um investimento de 2.201.702,25 euros, mais IVA, tendo “um apoio mínimo” de 2.150.000 euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Estamos a trabalhar contra o tempo, na medida em que este apoio implica que as obras estejam terminadas no primeiro semestre de 2026. Contamos lançar o concurso nas próximas semanas e esperamos que não haja contratempos que possam comprometer os prazos, sob pena de perdermos esta oportunidade de investimento num serviço que é indispensável”, afirmou o presidente da autarquia, Nuno Moita, citado na nota.

PUBLICIDADE

As obras, que resultam de uma candidatura aos fundos do PRR, “destinam-se a requalificar ou adaptar o edifício para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais”.

O contrato para a requalificação do Centro de Saúde de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, foi assinado por Nuno Moita no dia 07 de junho, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, numa cerimónia com a presença do ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, e da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara recordou que “as competências de manutenção, conservação e equipamento das instalações de unidades de prestação de cuidados de saúde primários, conhecidas por centros de saúde e unidades de saúde familiares, são agora responsabilidade dos municípios, assim como as competências de gestão e execução dos serviços de apoio logístico das unidades funcionais” dos agrupamentos de centros de saúde, que integram o Serviço Nacional de Saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE